conecte-se conosco

Coronavírus

Pessoas acima dos 78 anos começam a receber a 1.ª dose da Coronavac em Paranaguá

Desde o início da campanha, Paranaguá já imunizou mais de 5 mil pessoas com a 1.ª dose

Publicado

em

Pessoas acima dos 78 anos começam a receber a 1.ª dose da Coronavac em Paranaguá

Na sexta-feira, 12, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou a imunização em pessoas acima dos 78 anos. A ação foi concentrada na Estação Ferroviária no sistema “drive-thru” para a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e ocorre das 8h às 20h.

O Governo do Estado distribuiu na quarta-feira, 10, um novo lote de vacinas contra a Covid-19. A 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) recebeu 1.730 doses do imunizante Coronavac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Até às 15h de sexta-feira, cerca de 300 pessoas já tinham sido vacinadas com a primeira dose. “Iniciamos a campanha para idosos de 79 anos ou mais e ao longo do dia ampliamos a faixa etária para 78 anos. A procura foi boa na parte da manhã e por isso conseguimos reduzir no mesmo dia o público-alvo da vacinação”, explicou o superintendente de Assistência à Saúde, Rafael Dalha Valhe Corrêa.

Rafael Dalha Valhe Corrêa

“Tivemos um fluxo bom de pessoas ao longo do dia e não houve muita espera. O trabalho ocorre com a integração de várias secretarias municipais para dar agilidade a todo o processo. Estamos em um momento em que a vacina está fazendo a diferença. Estamos fazendo um trabalho que as pessoas que estão domiciliadas sejam também imunizadas”, avaliou o superintendente.

A pessoa ao ter acesso à Rua Maximiano da Fonseca, local onde acontece a vacinação, há toda uma logística antes de receber a dose da vacina. Primeiro checa se possui o cartão SUS, caso contrário ele é feito na hora, depois passa pela triagem para apresentação do documento original com foto, do comprovante de residência atualizado e do Cartão SUS.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, falou da importância desta campanha de vacinação

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, falou da importância desta campanha de vacinação às pessoas acima dos 78 anos de idade. “Nós pretendemos terminar as 800 doses que recebemos para essa faixa etária o quanto antes. Estamos seguindo o que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI). São eles que distribuem a quantidade, informam a faixa etária que precisa ser vacinada. A nossa esperança é que o Governo Federal compre mais vacinas para que a gente possa dar uma tranquilidade para nossa população”.

Na quinta-feira, 11, o diretor-geral do Hospital Regional do Litoral, Giovani de Souza, usou as redes sociais para informar que todos os leitos estavam ocupados na unidade hospitalar, seja na Ala Covid, na UTI Geral ou no Pronto Socorro.

“Fizemos uma reunião com os prefeitos do litoral, juntamente com a 1.ª Regional de Saúde e o presidente da FUNEAS. Nesta reunião, nós, prefeitos, cobramos mais leitos para o Hospital Regional do Litoral (HRL) e ficou decidido que na semana que vem a unidade hospitalar será ampliada para 35 leitos de UTI adulto e para 40 de enfermaria”, anunciou o prefeito Marcelo Roque.

2.ª Dose

As pessoas de Paranaguá que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem ficar atentas para a data de retorno para receber a segunda dose do imunizante. O dia está marcado na carteira de vacinação fornecida a cada cidadão individualmente.

O retorno é importante para uma imunização mais completa contra a doença. Na data indicada, o cidadão pode se dirigir à Estação Ferroviária com documento original com foto e a carteira de vacinação. O local permanece com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Leia também: Governo do Paraná adia a volta às aulas presenciais nas escolas estaduais

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress