conecte-se conosco

Coronavírus

Guaraqueçaba começa a vacinar pessoas acima dos 18 anos

70% da população acima dessa faixa etária já foi vacinada

Publicado

em

Na segunda-feira, 14, o município de Guaraqueçaba começou a vacinação contra a Covid19 em pessoas acima dos 18 anos. A cidade é a primeira do litoral do Paraná a imunizar a população desta faixa etária.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Guaraqueçaba, a cidade conta com 7.594 moradores, sendo 5.751 maiores de 18 anos. Na última atualização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, 4.020 guaraqueçabanos receberam a primeira dose do imunizante, isso demonstra que cerca de 70% da população acima dos 18 anos já foi vacinada.

“É um dia muito feliz para os guaraqueçabanos, baixamos a faixa etária e pessoas com 18 anos ou mais estão sendo vacinadas. A nossa intenção é imunizar o maior número de jovens com essa idade, concluindo assim uma vacinação quase que em massa de toda a nossa população”, relatou a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch.

Os interessados deverão comparecer nos locais de vacinação munidos de documento original com foto, (RG, CPF, CNH ou CTPS), cartão do SUS e comprovante de residência no município.

A cidade é a primeira do litoral do Paraná a imunizar a população desta faixa

São três principais locais de vacinação: na Comunidade Rural do Tagaçaba (Unidade Básica de Saúde Nelza Ferreira Terra); na Sede do Município (Unidade Básica de Saúde Padre Mario di Maria) e na Ilha do Superagui (Unidade Básica de Saúde Lídio Michaud).

“Feliz em estar vacinando a faixa etária dos 18 anos no município, sendo a primeira cidade do litoral, creio que do Paraná e do Sul do País a vacinar nesta faixa etária e continuamos com os nossos cuidados básicos para vencermos a Covid-19”, disse o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa.

A 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá conta com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para chegar às regiões isoladas do município de Guaraqueçaba e vacinar a população ribeirinha contra a Covid-19.

 “O acesso a essas comunidades já é bastante complicado, são trajetos que chegam a durar quatro horas por via terrestre. Em períodos de chuvas intensas, o acesso dos profissionais de saúde fica praticamente inviável, o que acaba dificultando o andamento do processo de vacinação. Hoje em apenas 19 minutos a equipe chegou ao local e efetivou a vacinação dessa população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Guaraqueçaba conta com 19 comunidades isoladas, com pequenos grupos populacionais que podem chegar a 300 pessoas.

“Agradeço a todos os profissionais de Guaraqueçaba que estão lutando com a gente incansavelmente para que possamos imunizar o maior número de habitantes de Guaraqueçaba. Viva o SUS”, agradeceu a prefeita de Guaraqueçaba.