Paranaguá contabiliza 33.871 doses aplicadas de vacinas contra a Influenza em grupos prioritários (gestantes, crianças e idosos) no município, o equivalente a 39,66% da cobertura vacinal. Os dados estão contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e são atualizados diariamente. Entretanto, o número ainda é considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da cidade, pois a meta é vacinar 90% do público-alvo. A vacina contra a gripe está disponível para toda a população acima dos 6 meses de idade.
Segundo a secretária de Saúde de Paranaguá, Patrícia Scacalossi, a vacina da gripe ficará disponível até o final do ano de 2025 ou enquanto houver no estoque.
“É de extrema importância vacinar-se o quanto antes, pois os meses de maior incidência de gripe são justamente agora no período de inverno”, alerta a secretária.
Vacinação nas UBS
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paranaguá estão com a vacina da gripe e outras vacinas disponíveis para aplicação. O horário de atendimento é das 8h às 16h e não fecha para o almoço. “Você pode se vacinar contra a gripe na UBS mais próxima da sua casa ou em qualquer UBS”, orienta a secretária.
Ações de vacinação
A Semsa continua com a vacinação Extra Muro, ou seja, atendendo empresas, escolas e demais localidades com no mínimo 30 pessoas. Na terça-feira, 24, durante a ação no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), foram aplicadas 500 doses do imunizante.
Para fazer a solicitação à equipe, basta entrar em contato com a secretaria através da ouvidoria. “Para o próximo mês, estamos programando uma campanha de multivacinação. Durante o programa Puxa Fila, onde algumas UBS ficam abertas até às 21h, também é possível tomar a vacina”, reforça.
Riscos associados ao não recebimento da vacina contra a gripe
Caso o indivíduo não receba o imunizante contra a Influenza, ficará exposto a diversos fatores agravantes, como síndrome respiratória grave, pneumonia e até a morte, especialmente crianças, idosos e gestantes.
“Vacinar é um ato de cuidado para si próprio e para o próximo, evita complicações, internamentos e até a morte. Faço aqui um apelo às gestantes, grupo com baixíssima adesão, mesmo as que estão realizando o pré-natal em clínicas e hospitais particulares não deixem de ir ao posto de saúde tomar a vacina. Ela é totalmente gratuita e vai proteger tanto a mamãe quanto seu bebê. Não deixe de realizar esse ato de amor com seu filho”, orienta e finaliza Scacalossi.