conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Em novo boletim, Paranaguá confirma caso de Dengue

Litoral tem 62 pacientes sendo investigados pela doença

Publicado

em

Muhammad Mahdi Karim / Wikimedia Commons

Litoral contabiliza 11 casos confirmados de Dengue desde 1.º de agosto de 2021

Na terça-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o Informe Epidemiológico n.º 24/2021-2022 sobre a situação da dengue em todo o Paraná. Segundo os dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense contabilizou um novo caso de Dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A análise abrange o período entre o dia 2 a 8 de fevereiro.

Os dados são do 24.º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1.º de agosto de 2021 e deve seguir até julho de 2022.

“Contamos com o apoio da sociedade para que cuide de seus espaços, observe seu quintal, sua residência, seu local de trabalho. Só assim poderemos evitar que possíveis materiais acumulem água e se tornem foco da dengue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Desde o início do ciclo foram confirmados 882 casos e nenhuma morte por Dengue no Paraná.

Litoral 

No informe divulgado pela Sesa, Paranaguá confirmou um novo caso em decorrência da Dengue. Ao todo, o litoral contabiliza 11 casos, sendo quatro infectados em Pontal do Paraná, quatro casos confirmados em Paranaguá e outros três registrados em Guaratuba. Segundo o documento emitido nesta semana, nenhum óbito foi registrado nos municípios da região litorânea.

O litoral do Paraná tem 62 casos em investigação da doença, sendo: Paranaguá (50); Pontal do Paraná (6); Guaratuba (4); Guaraqueçaba (1) e Antonina (1).

Locais que acumulem água como lixo, pneus, recipientes diversos, dentre outros são propícios para que a fêmea do vetor realize a postura dos ovos. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá)

O Informe Epidemiológico n.º 24/2021-2022 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.

Paraná

De acordo com o boletim semanal da dengue divulgado pela Sesa, 100 novos casos foram registrados no Paraná, totalizando 882 infectados. Os dados são do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1.º de agosto de 2021 e deve seguir até julho de 2022. “A Secretaria de Estado da Saúde registra 18.770 casos suspeitos no Paraná”, informou a Sesa.

Até o momento, 317 municípios registraram notificações de dengue, destes 135 confirmaram a doença, sendo que 99 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 3.544 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.

Ivana Belmonte, Coordenadora de Vigilância Ambiental, ressalta a importância do engajamento da população no controle do vetor da Dengue: “Locais que acumulem água como lixo, pneus, recipientes diversos, dentre outros são propícios para que a fêmea do vetor realize a postura dos ovos. Desta forma é fundamental a eliminação e remoção destes depósitos”.

Com informações da Sesa