conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Centro em Paranaguá auxilia crianças diagnosticadas com autismo

Alunos com TEA têm acompanhamento especial

Publicado

em

Em junho de 2020, foi inaugurado o Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista, em Paranaguá. O local é referência no atendimento de crianças autistas matriculadas na rede municipal de ensino. Atualmente, é realizado o trabalho de ensino estruturado, junto com o Programa Prapais-Tea, além de terapia ocupacional por meio da Associação Terapêutica Patas do Bem, coordenada pela primeira-dama, Amanda Roque.

Os alunos que apresentam alguma dificuldade no desenvolvimento são encaminhados da escola para o CMAE (Centro Municipal de Avaliação Especializada) para avaliação multidisciplinar e, se fechado o diagnóstico de espectro autista, é encaminhado para o Centro de Autismo.

De acordo com a superintendente do departamento da Educação Especial, Patrícia Martins da Graça, o atendimento Prapais-Tea orienta os pais de acordo com os questionamentos, relacionados a vida da família.

“O ensino estruturado permite que o autista aprenda de maneira diferenciada, coordene seu comportamento e se fruste com menos frequência. O espaço é organizado em áreas definidas, para que os alunos compreendam a função de cada área e utilize de forma autônoma”, disse Patrícia.

O Centro já acompanha 73 alunos com a terapia ocupacional. “No centro de autismo atuamos em conjunto com as famílias e através das avaliações com a criança montamos um plano de ação e traçamos objetivos terapêuticos individualizados. Na área pediátrica, temos um olhar para o desenvolvimento e seus marcos tão importantes, para o brincar, para os aspectos sensoriais, para as atividades de vida diária e para a educação como a escrita e recursos em sala de aula para favorecer o aprendizado, são alguns exemplos do olhar do terapeuta ocupacional para os atendimentos com as crianças”, explicou Patrícia.

Espaço conta com terapia assistida por cães, com a Associação Terapêutica Patas do Bem (Foto: Divulgação Centro de Autismo)

Terapia com animais

Segundo ela, a terapia assistida por animais, que no Centro acontece com a Associação Terapêutica Patas do Bem, têm sido um recurso importante. “Em conjunto com o Patas do Bem, as crianças fazem essa troca afetiva com o cão Naruto e esse poder de afeto faz com que os ganhos se potencializem. A terapia assistida por animais tem por objetivo motivar a realização de atividades diferentes, desenvolver as habilidades sociais, enriquecer o acervo lúdico, reduzir a ansiedade, entre tantos outros benefícios para as crianças”, pontuou Patrícia.

O objetivo, de acordo com a profissional, é ajudar a criança autista na interação social. “A presença do Naruto deixa a terapia mais alegre, auxiliando também na motivação das crianças em desenvolver suas capacidades e aprender novas habilidades. Ajuda na comunicação, muitas vezes por meio de incentivos visíveis, quando não verbal, estimulando sempre a oralidade”, completou.

Equipe acompanha 73 alunos com a terapia ocupacional e terapia assistida por cães

Resultado

Os pais Marcelo Gonçalves Ribeiro e Flávia Maria Rodrigues Ribeiro perceberam mudanças no comportamento do filho Luís Otávio, diagnosticado com TEA. “Ele não gostava de animais, depois do trabalho desenvolvido no ensino estruturado com a habilidade interação social, e na terapia assistida por cães foi trabalhado a habilidade com o animal. O acolhimento e atendimento do nosso filho no Centro do Autismo foi benéfico tanto para ele em suas necessidades quanto para toda a nossa família”, afirmaram os pais.

Em poucos meses, as mudanças na rotina já foram significativas, refletindo no seu desenvolvimento em várias áreas. “O ensino estruturado auxilia nas questões do desenvolvimento pedagógico, bem como uma boa conexão entre família e escola. E a terapia ocupacional junto com o  Patas do Bem realizou um sonho de família, nós adotamos duas cachorrinhas! Ver o Luís Otávio interagindo e brincando com animais nos emociona e motiva a confiar cada vez mais no trabalho do Centro do Autismo, pois ele tinha pânico de cachorro. Isso tudo refletiu em outras áreas do convívio social, ele está mais confiante e responsável, criando cada dia mais autonomia em tarefas que antes dependia de nós”, relataram os pais do aluno.

O Centro de Autismo em Paranaguá está localizado na Travessa. Correia de Freitas, n.º 959, Centro Histórico, próximo da Secretaria Municipal de Saúde e do Restaurante Popular.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress