conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Casos de dengue aumentam em 18% em uma semana no litoral

Além dos números confirmados, no litoral há novos 198 possíveis casos de dengue sendo investigados

Publicado

em

Na terça-feira, 17, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou o Informe Técnico 30 apontando os novos casos de dengue registrados no Paraná. Comparando com os números da semana passada, o litoral teve um aumento de 27 para 32 casos confirmados, o que representa um acréscimo de 18% em uma semana. Paranaguá continua sendo o município com mais casos da doença, aumentando o registro de 24 registros para 26. Além disso, Pontal do Paraná, que não tinha nenhum caso de dengue, registrou dois novos de acordo com o último boletim de Sesa.

O período contabilizado no novo boletim abrange desde o fim de julho de 2019 até o momento atual. Após Paranaguá, Pontal do Paraná é o município litorâneo com mais casos da doença. Matinhos (2) e Guaratuba (1) completam a lista de cidades com casos confirmados da dengue na região. Antonina, Guaraqueçaba e Morretes não contabilizaram registros confirmados.

De acordo com a Sesa, no litoral há novos 198 possíveis casos de dengue sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica. As ocorrências suspeitas ficam localizadas em Paranaguá (147), Guaratuba (27), Pontal do Paraná (15), Matinhos (5), Morretes (2) e Antonina (2). Guaraqueçaba é o único município sem registros possíveis da doença.

Risco climático alto da dengue no litoral

Segundo o boletim, o litoral do Paraná está com risco climático alto de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o que reforça a necessidade da continuidade das ações de prevenção pelo Poder Público, bem como pelos moradores na parte interna das residências.

12 óbitos decorrentes de dengue no Paraná

Segundo o novo boletim, 12 novas mortes decorrentes da dengue foram registradas no Paraná. Agora, são 49 mortes neste período epidemiológico com início em agosto de 2019. Dos 12 óbitos apresentados nesta semana, nove são do sexo feminino e três do masculino; a maioria idosos, com comorbidades. “O Paraná tem hoje 65.524 casos confirmados de dengue; 12.872 casos a mais que na semana anterior, que totalizava 52.652 confirmações. O aumento é de 24,45%”, informa a Sesa. Ao todo, são 157.472 notificações no Estado de dengue, registradas em 357 municípios.

“O Governo do Estado segue em alerta e com várias ações de combate coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, mas nosso principal apelo é para que a população participe desta luta e que a limpeza dos quintais e eliminação dos criadouros do mosquito façam parte da rotina de cada cidadão; 90% dos focos estão nos domicílios e dependemos da ajuda dos paranaenses para a redução da infestação”, finaliza o secretário de Estado Saúde, Beto Preto.

Com informações da Sesa / Foto: EBC

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress