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Ação Social

População forma fila para receber atendimentos do mutirão “Concilia Paraná” e Cras Cidadania

Eventos movimentaram a Estação Ferroviária na manhã de quinta-feira

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Antes das portas da Estação Ferroviária abrirem, na manhã de quinta-feira, 28, uma fila já havia se formado em frente ao local. Os moradores aguardavam pelos atendimentos do mutirão “Concilia Paraná”, da Defensoria Pública do Paraná, e do Cras Cidadania, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante todo o dia foram oferecidos serviços gratuitos pela Defensoria Pública do Paraná com o objetivo de resolver de forma amigável assuntos como divórcio, guarda, pensão e partilha de bens e outras questões ligadas à área da família. Muitos dos que procuraram o serviço saíram com o problema resolvido, com o termo de acordo elaborado, assinado e com o processo encaminhado ao Fórum para homologação judicial. 

A Defensoria Pública esteve presente em Paranaguá com uma equipe de mais de dez pessoas, com a capacidade de realizar até dez acordos de conciliação simultâneos, além de profissionais que atuaram na parte de cadastro e análise de documentação para viabilizar os acordos.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, esteve no evento e salientou o anúncio de retorno da Defensoria Pública no município. “Tivemos esse evento, mas no futuro próximo teremos um sala da prefeitura com defensores atendendo a população carente que mais precisa. Agradeço aos defensores que representaram a defensoria, estamos vendo hoje a estação completamente lotada junto com os serviços da Assistência Social”, disse o prefeito. “Isso se deve aos moradores não precisarem mais gastar com transporte público coletivo. Estamos ofertando o direito de ir e vir do povo parnanguara e ofertando esse trabalho em parceria com a defensoria”, acrescentou.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, acompanhou os eventos de atendimento ao público

O defensor público geral da Defensoria Pública do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, parabenizou a população que compareceu em busca dos seus direitos. “A gente não vê a hora de voltar ao litoral do Estado. A defensoria até atuou aqui e agora nós esse evento é um marco do nosso planejamento de retorno ao litoral”, disse André.

Em setembro, a defensoria estará com um posto de atendimento no litoral. “No decorrer do mês de setembro, já começamos os atendimentos no posto avançado aqui em Paranaguá e, a partir do ano que vem, a nossa expectativa é ter defensores públicos aqui permanentemente no litoral para poder dar acesso à justiça à população. Nós sabemos que é uma população muito batalhadora, muito trabalhadora e que precisa do Estado, precisa do serviço público para poder dar seus direitos, é isso que a gente quer”, destacou André.

Foram disponibilizados atendimentos na área da família pela Defensoria Pública do Paraná

De acordo com o defensor público e coordenador da assessoria de projetos especiais da Defensoria Pública do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, esses mutirões priorizam a resolução de problemas que perduravam por anos. “Normalmente, conseguimos resolver rápido, regularizar e dar segurança para todo mundo. É um programa importante de exercício da cidadania, temos experiências exitosas em outros eventos que já realizamos”, afirmou Matheus.

Cras Cidadania

O Cras Cidadania é uma ação que a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem realizado em bairros para reunir muitos serviços no mesmo local e facilitar o acesso da população. Principalmente, para viabilizar aos moradores benefícios sociais como o Auxílio Brasil.

Estação também recebeu o Cras Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social

Na quinta-feira, 28, foram ofertados serviços como credenciamento para castração de animais, divulgação de vagas de emprego, orientação sobre cadastro de matrículas para o público infantil, jovens e adultos, informações e exposição da Secretaria de Cultura e Turismo, consultoria jurídica, serviços da Assistência Social, serviços de protocolo da prefeitura e emissão de fatura da água, parcelamento e tarifa social.

Por meio de uma parceria, a Global Saúde também esteve no evento para aferição de pressão, teste de glicemia e orientações. Além disso, o momento também ajudou aqueles que precisam fazer o cadastro de pessoas com deficiência, transtornos, síndromes e doenças raras para o Programa Censo 2022.

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