Logotipo

Um importante passo para a área da saúde

28 de janeiro de 2020

Quem já passou pela doença ou já acompanhou de perto a luta de algum familiar, reconhece que este espaço é um passo muito grande na qualidade de vida dos parnanguaras.

Compartilhe

Paranaguá ganhou na segunda-feira, 27, a unidade avançada descentralizada do Hospital Erasto Gaertner, referência no atendimento oncológico em todo o Paraná. Em meio ao pronunciamento de várias autoridades, na área da saúde municipal e estadual, o evento foi marcado pela emoção de iniciar um serviço tão importante para as famílias que precisam se deslocar quilômetros para vencer o câncer.

Quem já passou pela doença ou já acompanhou de perto a luta de algum familiar, reconhece que este espaço é um passo muito grande na qualidade de vida dos parnanguaras. Como a Folha do Litoral News trouxe na edição do último fim de semana, os pacientes sabem o simbolismo dessa obra. Eles relatam as dificuldades do tratamento, de levantar de madrugada para pegar o ônibus, chegar à capital, receber as fortes medicações e esperar todos serem atendidos para retornar para o conforto de seus lares.

Por isso, a unidade do Erasto em Paranaguá não é apenas um prédio novo em folha, equipado e com novos profissionais para trabalhar. A unidade avançada representa esperança e força para aqueles que passaram por dias difíceis desde a descoberta do câncer até o último dia de tratamento.

O próximo passo agora é lutar também pela prevenção do câncer, um trabalho que não pode parar para aumentar os níveis de sucesso com o diagnóstico precoce. Esse espaço mostra que quando se há vontade e união de esforços até os mais difíceis obstáculos podem ser superados. Assim como no câncer. Que as pessoas atendidas no local possam ser tratadas com humanidade, que elas encontrem paz e alegria para que a resposta ao tratamento não tarde a aparecer. Uma conquista a ser celebrada e que só tem a colher bons frutos.


Colunistas