Logotipo

09 de julho de 2019

Patrimônio e conservação da história

O patrimônio histórico faz referência ao conjunto de bens materiais ou naturais de grande relevância para a história de determinada sociedade ou comunidade. Isso remete à afirmação de que prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, como o Centro Histórico, podem fazer parte desse grupo de bens.

Paranaguá é um município que detém inúmeros locais que se encaixam neste tema, inclusive tendo vários deles considerados como Patrimônio Histórico e Cultural, inclusive o Centro Histórico, dada a inquestionável contribuição para a formação da civilização paranaense que a cidade possui.

Pelas ruas de Paranaguá é possível caminhar pela história da cidade, cada canto reconta e resgata a vida em tempos passados, contrapondo momentos vividos, usos e costumes antigos com a atualidade, a evolução do município.

Uma sociedade que não olha para o passado é fadada a se perder. É imprescindível conservar a história de antepassados, a construção de cada comunidade e difundir esses saberes, a fim de que esse enredo seja constantemente recontado e revivido, fazendo parte da memória do povo. Passado, presente e futuro precisam conviver lado a lado, quando se fala de história e cultura, pois não valorizar esses elementos é fazer com que muito se perca e essa perda é, em muitos casos, irreversível.

Paranaguá precisa respeitar seus vultos históricos, a cultura de seu povo, constituída por um passado de grande representatividade, tal qual se observa na imponência dos casarios que deslumbram cotidianamente à margem do Itiberê a beleza e evolução da cidade. Ou mesmo no ícone da educação representado pelo lindo prédio do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, que já formou incontáveis profissionais que atuaram e atuam na área, um local dedicado a expandir e difundir o saber por todos os cantos.

Valorizar e preservar o conjunto que remete ao passado áureo da cidade é demonstrar amor e respeito para com Paranaguá. E no mês do aniversário da cidade é tempo de exaltar seus valores e começar a construir um futuro coberto de glória.

Compartilhe

Colunistas