Logotipo

24 de agosto de 2019

Os animais e os benefícios para a comunidade

Atualmente, muitas pessoas estão se dedicando ao estudo dos benefícios que os animais são capazes de trazer ao ser humano a partir do simples contato cotidiano. Embasando-se em estudos sérios, chegou-se a muitas conclusões e, dentre elas, as terapias com animais, ou seja, os aspectos positivos que a proximidade com diferentes tipos de pets podem proporcionar e seus respectivos avanços no tratamento de doenças, sobretudo com crianças e adolescentes.

Em Paranaguá, atualmente, está sendo desenvolvida a ação Patas do Bem, que consiste em utilizar cães, devidamente treinados, para o tratamento de crianças com algum tipo de problemas que precisam do atendimento da Apae ou Escola Municipal Eva Cavani.

Nesta edição, há uma matéria sobre a evolução no tratamento dado a adolescentes na Apae a partir da presença salutar do cão Naruto, o qual vem contribuindo grandemente com a saúde de diferentes pessoas na cidade e trazendo mais esperança para o desenvolvimento social e cognitivo de quem recebe seu fundamental atendimento.

É importante que sejam buscadas novas formas de tratamento para os problemas, tendo em vista o fornecimento de mais qualidade de vida aos moradores em Paranaguá, principalmente para a parcela da população que necessita ser mais assistida.

Outro aspecto importante a se ressaltar em se tratando de animais é em relação à importância de se ter pets em casa, pois hoje se entende esse contato como algo muito além da simples companhia. Um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona com uma terapia ao ser humano, isso equivale a dizer que, comprovadamente, a relação é capaz de estabelecer mudanças na vida dos seres humanos, além de servir como um escape, pois é criada uma verdadeira amizade entre tutores e animais, estes, em muitas situações, sendo considerados como membros da família, tornam-se componentes imprescindíveis para a saúde mental e física das pessoas que pertencem aos núcleos familiares.

Há psicólogos que reiteram que o contato com os animais, sejam eles de estimação ou não, contribui para que o ser humano vá afrouxando sua rigidez e seus receios, trazendo à tona seus afetos e permitindo a transformação pessoal.

Assim, que mais iniciativas como a do Patas do Bem possam brindar a população parnanguara, tendo em vista a qualidade no atendimento a todos os que necessitam.

Parabéns a todos os envolvidos!   

Compartilhe

Colunistas