Logotipo

Oportunidade de qualificação aos moradores no litoral

12 de junho de 2019

Inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes, com duração de dois a três anos, em alguns municípios do Paraná

Compartilhe

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 12,5% no trimestre de fevereiro a abril, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número pode desanimar quem está à procura de emprego há muito tempo. No entanto, é preciso destacar a importância da qualificação profissional nesse contexto. Como a oferta de vagas não é grande, têm mais chances de alcançar o tão sonhado emprego aqueles que possuem um currículo mais completo.

A maior queixa dos contratantes que não conseguem preencher as vagas abertas nas empresas é justamente a falta de conhecimentos básicos e os poucos anos de estudo apresentados pelos candidatos. Uma forma de reverter esse cenário é procurar por cursos gratuitos, como os anunciados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Há inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes, com duração de dois a três anos, em alguns municípios do Paraná.

O litoral não ficou de fora dessa grande oportunidade, sendo que o anúncio inclui vagas para os municípios de Antonina e Paranaguá. Antonina tem vagas para o curso de técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho. Já em Paranaguá há vagas para cursos na área de Comércio Exterior, Portos, Recursos Humanos, Vendas e Secretariado.

Esta é uma ótima oportunidade para que a população que não possui condições de pagar uma escola ou universidade se prepare para o mercado de trabalho. Todos os cursos são gratuitos e as aulas começam já no próximo semestre.

A abertura das turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados até o fim do processo. Se a comunidade corresponder com a iniciativa do Estado, com o preenchimento dessas vagas e iniciação nos cursos, é possível que novas turmas e novos cursos sejam abertos, pois mostra que a população tem interesse em se capacitar e reconhece a importância da educação.

Que a comunidade do litoral do Paraná possa aproveitar esses cursos para crescer profissionalmente. Com conhecimento nessas áreas, os moradores podem suprir parte da mão de obra que os municípios necessitam, diminuindo o desemprego e colaborando com o crescimento econômico da região.

Colunistas