conecte-se conosco

Editorial

O bullying nos tempos da tecnologia

O combate a todas as formas de privar direitos e deturpar a imagem de qualquer pessoa deve ser constante em todos os meios sociais.

Publicado

em

A tecnologia expandiu as possibilidades em diferentes frentes, ou seja, trouxe às pessoas oportunidades de aprendizagens e conhecimentos infinitos, por meio de mais leituras, cursos on-line, webnários dentre outros; possibilitou a ampliação da network, a tão famosa rede de contatos, a qual precisa constantemente estar atualizada; assim como abriu novas vagas de emprego, com ampliação do número de sites, blogs e afins, no entanto, na contramão desses avanços indiscutíveis, surgiram alguns problemas que vêm trazendo graves consequências aos usuários da grande rede, dentre os quais destaca-se o cyberbullying.

Etimologicamente, a palavra é formada a partir da junção dos termos “cyber”, vocábulo de origem inglesa associado a todo tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a Internet, e "bullying" que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa.

A partir da análise dos termos formadores da palavra cyberbullying é possível chegar à conclusão de que se trata pura e simplesmente do ato de intimidar ou humilhar alguém pelos meios virtuais, utilizando a Internet para seu intento. Assim, depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial configuram o cyberbullying.

Tal prática vem sendo muito comum na atualidade e tem o poder de prejudicar sobremaneira os atingidos por tal atitude, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes. Em virtude disso, a legislação atual rege que é dever das instituições de ensino assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate a essa prática, pois uma vítima de tal ato é propensa a apresentar problemas capazes de influenciar a aprendizagem e o desempenho escolar, além de atingir a forma de relacionamento social da criança e do adolescente.

Nesta edição da Folha do Litoral News, está sendo veiculada uma matéria sobre o cyberbullying e a forma como o tema vem sendo tratado em uma escola da rede municipal de ensino. É de se louvar tal ação da equipe pedagógica e que sirva de exemplo para o surgimento de novas atividades focadas no combate desse perigo virtual que ronda a infância e adolescência de tantas pessoas na atualidade.

Estabelecer ações de prevenção no ambiente escolar é um importante passo para buscar novas atitudes das pessoas e conscientizá-las sobre o mal que uma ação impensada pode provocar no alvo dessas práticas. O combate a todas as formas de privar direitos e deturpar a imagem de qualquer pessoa deve ser constante em todos os meios sociais.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress