conecte-se conosco

Editorial

Novembro Azul

A Sociedade Brasileira de Mastologia alerta que os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama.

Publicado

em

Um dado divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) chama a atenção para a saúde do homem. Isso porque no momento em que se realiza a campanha Novembro Azul, destinada a reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, é fundamental que se fale também em outras extensões da doença.

A Sociedade Brasileira de Mastologia alerta que os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama. A SESA afirma que de 2014 a setembro deste ano, 137 homens foram diagnosticados com a doença no Paraná. Os números são abaixo dos casos que acometem as mulheres, porém, o diagnóstico precoce é essencial na hora de salvar uma vida.

Seja o Outubro Rosa ou Novembro Azul, é necessário romper barreiras do preconceito e da desinformação, os quais são inimigos da saúde. A invisibilidade dos homens nas unidades de saúde e em consultas médicas, por exemplo, é explicada por uma pesquisa do Centro de Referência de Saúde do Homem, a qual afirma que mais de 50% deles só procura tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina. Pior é constatar que os mesmos já chegam aos consultórios com doenças em estágio avançado, quando muitas vezes é preciso fazer intervenções cirúrgicas.

Portanto, está na hora de mudar esse cenário. A realização de check-ups durante uma vez ao ano deve ser uma prioridade para acompanhar e prevenir as doenças que mais afetam os homens, como câncer de próstata, problemas nos rins, bexiga, além do crescimento benigno da próstata que atinge 100% deles, segundo explicam especialistas na área. Por isso, a prevenção é o caminho ideal na garantia da qualidade de vida.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress