Logotipo

06 de setembro de 2019

Iluminação em LED e os benefícios para Paranaguá

Locais públicos bem iluminados, como ruas, avenidas, praças e rodovias fornecem alguma segurança aos cidadãos, além de deixar a cidade mais bonita, principalmente quando se trata de regiões turísticas. A iluminação pública zela pelo tráfego de pessoas a qualquer hora do dia e permite que a população possa realizar até mesmo atividades físicas no período noturno com mais segurança.

É o que acontece na Avenida Coronel José Lobo, em Paranaguá, uma via que recebeu, recentemente, serviços de manutenção e também iluminação em LED. A novidade que tem sido apresentada em diversos bairros do município gera, além de locais mais iluminados, menos custos para o Poder Público.

O gasto de energia para iluminar ruas e avenidas de áreas urbanas sempre foi muito oneroso. Especialistas na área apontam que a iluminação pública no Brasil corresponde a, aproximadamente, 4,5% da demanda nacional e a 3% do consumo total de energia elétrica do País.

No entanto, com o avanço de tecnologias mais modernas, como a substituição gradual das lâmpadas comuns pelas de LED, é possível diminuir este consumo e aumentar a eficiência. O alcance deste tipo de lâmpada é muito maior que as tradicionais, deixando também as ruas mais claras.

Além de onerar menos o Poder Público e oferecer um melhor serviço de iluminação para os munícipes há, ainda, com a substituição, uma redução do impacto no meio ambiente. Já que o descarte de material é menor com a eficiência da nova tecnologia e de ser um verdadeiro incentivo ao consumo sustentável.

Em se tratando de investimentos públicos, uma iluminação de qualidade impacta de forma positiva no dia a dia da população, que tem a oportunidade de aproveitar os espaços urbanos com mais tranquilidade. A licitação realizada pela Prefeitura de Paranaguá contempla praticamente toda a cidade. Somente na primeira etapa, cerca de 500 ruas receberam a iluminação em LED.

Que a população de Paranaguá, tanto moradores na área central como residentes nos bairros mais afastados do centro, possa receber o quanto antes esse benefício que reflete diretamente na sua segurança e qualidade de vida.

Compartilhe

Colunistas