conecte-se conosco

Editorial

Gestão educacional democrática

Com isso, a comunidade escolar poderá eleger a seu critério a nova direção das 73 instituições de ensino da rede municipal, processo que acontece a cada quatro anos.

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Paranaguá abre, neste ano, uma consulta pública para eleição dos diretores das escolas e centros municipais de educação infantil do município. A eleição deve ocorrer no dia 11 de dezembro e está prevista na Lei de Gestão Democrática. Com isso, a comunidade escolar poderá eleger a seu critério a nova direção das 73 instituições de ensino da rede municipal, processo que acontece a cada quatro anos.

O processo reflete uma ação de cidadania, a qual tem como prioridade o direito de escolha dos pais ou responsáveis legais, alunos com idade igual ou superior a 16 anos, professores em exercício e servidores técnicos. Ou seja, uma importante decisão que deve ser feita com cautela, atenção e responsabilidade, visando a definir os próximos líderes das escolas.

Certamente, uma consulta pública entre a comunidade deve ser vista como uma etapa imprescindível na educação dos filhos, pois ela afeta e influencia o futuro educacional das crianças. Uma boa gestão, liderança, planejamento, conhecimento e entrosamento com os pais e alunos são diferenciais. Portanto, é importante que os pais não se eximam desta decisão cidadã.

É importante ressaltar que o ambiente escolar é a extensão de um ambiente social e precisa permitir uma interação agradável entre todos que nele estão inclusos. É neste local que os estudantes desenvolvem suas habilidades, capacidades e adquirem conhecimento que levarão para o resto da vida. Afinal, a escola é a primeira porta de entrada que faz enxergar o mundo. E, portanto, todas as ações pedagógicas e de gestão são importantes. Pois, assim como diz a escritora Lídia Vasconcelos, “Se o aluno conseguir enxergar possibilidades onde o mundo inteiro disse que não existiam, o professor cumpriu, finalmente, a sua missão”.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta