conecte-se conosco

Editorial

Esporte como ferramenta de educação

Alguns anos atrás, não havia problema no fato das crianças brincarem nas ruas.

Publicado

em

O anúncio de revitalização do Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, gerou entusiasmo entre a população, em especial entre a parcela da população que reconhece a função social do esporte. A parceria das secretarias de Educação e a de Esportes faz parte do foco da gestão municipal. O objetivo principal com a construção do estádio, no ponto de vista da gestão, com a reforma do ginásio, é sanar um problema social que resulta em outros mais graves no futuro: a presença das crianças nas ruas.

Alguns anos atrás, não havia problema no fato das crianças brincarem nas ruas. Pelo contrário, era considerado algo saudável, já que os pais podiam deixar os filhos ter a liberdade de andar de bicicleta pela cidade, passar a tarde na casa de amigos ou praticar algum esporte na rua de suas casas junto com outras crianças da vizinhança.

Hoje, as brincadeiras ficaram restritas a condomínios fechados, a ida a parquinhos com a companhia dos pais, a festas familiares, sempre com a supervisão constante, tendo em vista os perigos que a rua hoje oferece a crianças e adolescentes. Entre eles, o contato com drogas lícitas e ilícitas.

Sendo assim, atividades no contraturno escolar são fundamentais nos dias de hoje. Espaços para a prática esportiva como o estádio Gigante do Itiberê propiciam que esses estudantes possam ter atividades que enriquecem o seu desenvolvimento físico e intelectual, ajudam a fortalecer vínculos, enaltecem a importância de se trabalhar em equipe e, o principal, afasta as crianças e adolescentes dos riscos que a rua oferece.

Que a cidade possa contar cada vez mais com espaços como este e que este ginásio colabore com o desenvolvimento dos parnanguaras e ajude a revelar novos talentos no esporte.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress