Logotipo

28 de novembro de 2019

Dezembro Vermelho e o Dia Mundial de combate à Aids

Dentro do calendário de campanhas destinadas ao combate, prevenção e conscientização para tratamento das doenças mais alarmantes, o mês de dezembro é dedicado mundialmente à prevenção ao HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em 2017 e a campanha do Dezembro Vermelho tem como foco atividades para prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. Isso porque no dia 1.º de dezembro é celebrado o Dia Mundial contra a Aids.

O momento é fundamental para trabalhar com a informação, descartar boatos e desserviços e enfatizar que o preconceito ainda é um dos maiores causadores de morte decorrente da doença.

Paranaguá ocupa a 50.ª posição no ranking dos 100 municípios com mais de 100 mil habitantes; e possui quase 5 mil casos confirmados de portadores do vírus HIV. Por isso, a Pastoral da Aids, 1.ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde realizarão ações voltadas à data. Entre as atividades estão testagem rápida e orientações a respeito da doença.

Vale destacar que toda ação preventiva faz a diferença, já que no Brasil, por exemplo, o número de mortes relacionadas à Aids foi estimado em 15.000 pela UNAIDS em 2015. E de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos brasileiros que vivem com Aids não sabem que têm a doença.

Por isso, a informação é uma das ferramentas principais para mudar esse cenário.

Compartilhe

Colunistas