Logotipo

13 de fevereiro de 2020

Conhecer a história para respeitar a cultura local

Ontem, como se pode ver em matéria contida nesta edição da Folha do Litoral News, houve o lançamento da Cartilha Uma Viagem por Paranaguá, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), em Paranaguá. O material é fruto do empenho das secretarias municipais de Cultura e Turismo e Educação tendo em vista fornecer material confeccionado com qualidade e esmero e pautado na cultura e história da cidade-mãe do Paraná.

As cartilhas serão incorporadas aos materiais didáticos utilizados em sala de aula na rede municipal de ensino, ou seja, a cidade dá um importante passo para a disseminação de conhecimentos imprescindíveis para se manter a cultura parnanguara viva e respeitada, pois só se pode respeitar e valorizar o espaço em que se está inserido quando se conhece sua importância para o cenário local, estadual e nacional.

A partir de agora, os professores terão mais um recurso para ensinar a história de Paranaguá nas salas de aula e estimular que cada aluno seja um disseminador dos vastos caminhos históricos transcorridos pelos antepassados parnanguaras.

Conhecer para respeitar e valorizar a terra em que se vive. Eis um passo fundamental para que Paranaguá volte a ocupar o espaço de destaque do qual nunca deveria ter saído e que a cidade possa ser a cada dia mais amada pelos moradores como um ícone na cultura, no turismo e na história, sobretudo da formação da civilização paranaense.

Que gradativamente a comunidade se interesse mais pelo município e cada cidadão se transforme em um divulgador de todos os aspectos positivos da cidade. Paranaguá precisa ser amada por todos os seus moradores e é impossível se amar verdadeiramente o que não se conhece, portanto que todas as pessoas tenham cada vez mais acesso a informações sobre o berço da civilização paranaense.

Compartilhe

Colunistas