Logotipo

29 de novembro de 2019

A infância e a conscientização sobre a realidade social

A escola é um ambiente propício para se trabalhar conceitos capazes de incutir criticidade nas pessoas inseridas no processo de ensino-aprendizagem, além de ser  o lugar ideal para o surgir das luzes do conhecimento. Desta forma, torna-se um espaço para se dar um basta em tantos preconceitos, violências, agressões e inúmeros outros aspectos de privação dos direitos fundamentais do ser humano.

Ao se projetar mudanças reais para que se crie uma sociedade mais igualitária e voltada para princípios e valores como respeito, justiça, solidariedade, amor dentre outros, é imprescindível que se tenha como foco principal o público infantil, pois é preciso fornecer suportes suficientes e eficazes para que a criança seja capaz de construir seus conceitos sem a influência negativa de visões deturpadas por ideias ultrapassadas e arcaicas e sem fundamentação lógica.

Partindo desse pensamento, o Poder Judiciário local, por intermédio da juíza Cintia Graeff, e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolveram uma parceria importante e realizaram uma ação de vanguarda na cidade. Trata-se do projeto "Educação pela Paz: Construindo Lares sem violência", o qual consiste em trazer à tona aspectos norteadores para dar um basta em questões de grande relevância no contexto atual da sociedade e, neste primeiro momento, como se pode ver em matéria veiculada nesta edição da Folha do Litoral News, abordou o tema violência contra a mulher, levando os alunos participantes a refletir e compreender nuances dessa temática e suas reais consequências na vida da mulher e da família.

Investir na formação integral de crianças é fator preponderante para a construção de uma sociedade mais crítica, unida e participativa. A união entre os poderes constituídos, a exemplo do que aconteceu neste projeto, tem a capacidade de gerar mais conhecimento e oportunidades para todas as pessoas e propicia a formação de verdadeiros cidadãos.

Esse projeto é um caminho a ser percorrido, tendo em vista os resultados obtidos, os quais podem ter o poder de transformar verdadeiramente o meio social, pois se busca mostrar o que é a realidade e como atitudes humanas são capazes de gerar sofrimento a pessoas, destacando a necessidade de se combater qualquer prática abusiva.

Parabéns aos envolvidos e que venham mais ações em busca da paz e da harmonia entre todos.

Compartilhe

Colunistas