Logotipo

25 de janeiro de 2020

A humanização e o atendimento à saúde

Na segunda-feira, 27, será inaugurada, em Paranaguá, a unidade descentralizada do Hospital Erasto Gaertner, um benefício que chega para auxiliar inúmeras pessoas do município e da região litorânea na luta contra o câncer.

A partir desta semana, muitos pacientes que precisam se deslocar até Curitiba e Região Metropolitana para receber tratamento contra a doença poderão contar com o atendimento mais próximo de casa, o que traz uma humanização nesta etapa tão difícil para vencer a doença.

O câncer carrega consigo o peso do sofrimento em cada etapa de tratamento. As pessoas acometidas pela doença aprendem a conviver com sessões demoradas, dias de angústia, ausências, dores e lágrimas. Neste tocante, muitos encontram alento na proximidade e doação da família, a qual se transforma no porto seguro para tantos pacientes, pois há o acolhimento, o tentar apaziguar os momentos de dor por meio de palavras, gestos, carinhos.

Sem o atendimento na cidade, os munícipes acometidos pela doença ainda precisavam enfrentar subidas e descidas da serra para receber os medicamentos e terem consultas especializadas, o que agora estará mais próximo de casa e, consequentemente, dos familiares.

Esse benefício chega a Paranaguá como uma forma de amenizar e trazer mais esperança na vitória sobre o obstáculo do câncer e o que se espera é que a comunidade possa verdadeiramente dispor de atendimento a cada dia mais eficiente no próprio município e que os pacientes de câncer encontrem força, fé e otimismo para driblar a fase pela qual estão passando.

Compartilhe

Colunistas