Editorial
A exploração sexual infantil e suas marcas
As vítimas desse ato cruel e covarde de violência são seres inocentes, os quais precisam constantemente do apoio e cuidado de toda a sociedade.
A data 18 de Maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Trata-se de momentos em que são suscitadas reflexões sobre esta realidade tão cruel que vem atingindo um grande número de vítimas anos após anos.
As vítimas desse ato cruel e covarde de violência são seres inocentes, os quais precisam constantemente do apoio e cuidado de toda a sociedade, isso remete a afirmar que combater este mal é dever de todas as pessoas, ou seja, cada cidadão deve estar atento a possíveis sinais desse crime e denunciar, mesmo que se trate apenas de uma suspeita.
As crianças vítimas de abusos ou qualquer outro tipo de violência sexual carregam as sequelas desse ato pelo resto de suas vidas. Algumas conseguem em muitas situações "driblar" alguns problemas, mas ocasionalmente eles vêm à tona, pois se trata de uma mancha impossível de ser esquecida. Por isso, é imprescindível o envolvimento das pessoas, as quais devem ficar atentas a mudanças bruscas no comportamento infantil, tais como choros inexplicáveis, agressividade, atitudes antissociais, queda no desempenho escolar, dificuldades em relacionamentos e na concentração, medo, desconfiança em excesso, dentre outros.
Um dado que não se pode deixar de lado é que grande parte dos casos desse tipo de violência tem como criminoso alguém da própria família da vítima ou pessoa com fortes ligações familiares, ou seja, uma pessoa de confiança, a qual comumente tem livre acesso ao lar e a todos a que nele residem, o que traz uma facilidade no contato entre agressor e vítima.
Há leis que regem as atitudes do cidadão. Entre os artigos que protegem os pequenos é possível citar que "todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade e têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade". Isso remete a dizer que o que deve nortear as ações de todos os cidadãos é o respeito para com esses direitos fundamentais e o cuidado para com o bem-estar de cada ser que deve ser protegido e não abandonado à própria sorte.
Que as reflexões desse dia se transformem em ações capazes de modificar a realidade de inúmeras pessoas que estão sofrendo e precisando do amparo da sociedade como um todo.
-
Direito & Justiça 4 dias atrás
Caso Isabelly: julgamento de acusado de matar youtuber começou nesta terça-feira, 3
-
Eleições 2024 5 dias atrás
Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News
-
Eleições 2024 4 dias atrás
André Pioli apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News