Logotipo

Setor hoteleiro e comerciário faz balanço da agenda de eventos em Paranaguá

04 de julho de 2019

Festa da Tainha, Feira das Nações e Encontro Internacional de Motociclistas acontecem na Praça Mário Roque

Compartilhe

A 9.ª Festa Nacional da Tainha, iniciada na quinta-feira, 27, que irá até o dia 7 de julho, abre o calendário oficial de eventos do município na Praça Mário Roque, que será seguido da Feira das Nações, entre os dias 19 a 29 de julho, e o Encontro Internacional de Motociclistas, que ocorrerá de 2 a 4 de agosto, geram uma expectativa de vinda de turistas ao município, o que pode incidir no aumento de hóspedes nos hotéis e de clientes nas lojas de Paranaguá.

"A Festa da Tainha já é um dispositivo turístico consolidado no calendário de eventos no município, atraindo muitos turistas, principalmente nos fins de semana para prestigiar o almoço e jantar que a comunidade pesqueira prepara com muita qualidade na Praça Mário Roque", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, destacando a importância de todas as festividades como indutoras de renda na economia local.

SETOR HOTELEIRO

O diretor da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Célio Reis de Souza, ressalta que a Festa da Tainha, a Feira das Nações e o Encontro dos Motociclistas são atrativos importantes para o litoral do Paraná. "São três festas importantes", opina.

De acordo com o diretor, com relação aos eventos que se iniciaram na Praça Mário Roque, o que mais movimenta os hotéis locais é o Encontro de Motociclistas. Pensando nisso, segundo ele, os setores locais estão se mobilizando para mudar a realidade turística municipal, com a criação do Convention Visitors Bureau de Paranaguá.

Célio de Souza afirma que o Encontro de Motociclistas e a Festa de Nossa Senhora do Rocio, que acontecem no mês de agosto e em outro, respectivamente, possuem um panorama mais positivo para o setor hoteleiro.

"Este evento atrai milhares de motociclistas em nossa cidade e movimenta bem os hotéis e restaurantes. Além disso, temos a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná, que atrai milhares de romeiros, mas os hotéis e comércio da cidade não têm uma ocupação que deveriam ter, então com a ideia de criar o Convention Bureau, iremos dar um passo importante para o nosso município", acrescenta.

SINDILOJAS E MOVIMENTO DE CLIENTES

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá), Said Khaled Omar, os eventos que acontecem na Praça Mário Roque nos próximos meses contribuem positivamente para o turismo da cidade. “Eles ajudam o comércio a fechar suas metas, mas precisávamos ter preços competitivos nestes eventos para que o cliente possa gastar um pouco do dinheiro nas lojas”, completa.

Colunistas