Logotipo

Qual o seu investimento com o 13.º salário, neste ano?

05 de dezembro de 2018

Com a chegada do Natal e Ano Novo, população está gastando a gratificação na ceia e em presentes, bem como pagando dívidas

Compartilhe

Saiba no que a população litorânea irá gastar este benefício de final de ano assegurado por Lei ao trabalhador

O décimo terceiro salário é algo assegurado ao trabalhador brasileiro desde 1962 pela Lei Federal 4.090 e por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituindo uma gratificação natalina aos trabalhadores que consiste no pagamento de uma remuneração extra a cada final de ano. Conforme a Lei, têm direito à gratificação todos os trabalhadores com carteira assinada, sejam eles domésticos, urbanos, rurais ou avulsos, algo somado proporcionalmente já após os primeiros 15 dias de serviço. Além disso, recebem o décimo terceiro aposentados e pensionistas do INSS.

Com a gratificação podendo ser paga em parcela única ou em duas parcelas pelo empregador, já no início deste mês muitos cidadãos de Paranaguá e do litoral estão com o décimo terceiro salário "no bolso". A Folha do Litoral News foi às ruas conversar com a população e saber se a gratificação é bem-vinda e no que ela será usada neste final de ano. Entre os principais gastos estão o pagamento de dívidas, bem como recursos para as ceias de Natal e Ano-Novo e presentes para a família. Confira:

"O décimo terceiro salário é uma gratificação que acabei de utilizar para pagar algumas dívidas. A gratificação que sobrou será para a ceia junto com a família e presentes, algo que trabalharei também com o cartão de crédito".

Juventino Pedro Sobrinho, aposentado, morador na Vila Bela, Ilha dos Valadares

 

"Eu amo o décimo terceiro salário, pois ele conserta muitas dívidas atrasadas que se ele não viesse a gente não conseguiria. Além disso, se viesse tudo de uma só vez, a gente gastaria tudo e no Natal ficaria olhando para as paredes. Utilizarei também para comprar presentinhos para os meus netos e para a ceia e esperando que venha algum presente para a gente. Eu espero que o nosso próximo presidente e todos os outros conservem sempre o 13.º salário, pois é algo que vale a pena e faz a diferença na vida de quem ganha pouco".

Perci Ferreira do Espírito Santo, dona de casa e aposentada, moradora na Vila dos Comerciários

 

"É uma boa gratificação, pois no fim de ano utilizamos para presente da rapaziada, o peru da ceia de Natal, uma cervejinha, bem como para pagar as contas. O objetivo é sempre reunir a família neste período de Natal e Ano-Novo"

Mauro Menezes de Oliveira, aposentado, morador no Alto São Sebastião

 

"O décimo terceiro salário é algo muito bem-vindo, mas sempre com o alerta de saber aproveitá-lo, saber onde gastar. Se você não tiver um objetivo de viagem, a preferência é colocar as contas em dia. Utilizarei este ano para a ceia de Natal e Ano-Novo e para viajar em família, revendo parentes e celebrando este período do ano".

José Carlos do Nascimento, motorista, morador em Praia de Leste, Pontal do Paraná

Colunistas