Logotipo

Praias do Paraná batem recorde de público no Réveillon

03 de janeiro de 2019

Comemorações atraíram 1,7 milhão de pessoas a Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná

Compartilhe

Apesar de registrar alto movimento nas praias em todas as temporadas de verão, o litoral do Paraná se superou nesta virada do ano. O Réveillon de 2018/2019 bateu recordes devido à presença de muitos veranistas que escolheram a região para começar o novo ano. A Polícia Militar do Paraná divulgou que as comemorações atraíram 1,7 milhão de pessoas às praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Somente em Guaratuba, a PM afirmou que o público estimado foi em torno de 1 milhão de pessoas. A Prefeitura de Matinhos também teve grande sucesso de público na festa da virada, com cerca de meio milhão de pessoas. Em Pontal do Paraná, a PM registrou, aproximadamente, 250 mil pessoas.

As altas temperaturas, sem a presença de chuvas, assim como o feriado prolongado, que permitiu que os visitantes passassem mais dias nas areias do Paraná, foram alguns dos fatores que auxiliaram no aumento de público nas praias.

Quem passou o Réveillon em Guaratuba pôde aproveitar a programação organizada pela prefeitura, que atraiu ainda mais as pessoas com shows e queima de fogos. Segundo informações da Prefeitura de Guaratuba, o “Show da Virada” teve a inclusão de mais um trio elétrico na Avenida Atlântica com música até às 2h de 1.º de janeiro. A queima de fogos principal aconteceu no Morro do Cristo, com duração de 13 minutos.

Matinhos também teve grande sucesso de público na festa da virada. (foto: Edilson Tadeu Giordano/Prefeitura de Matinhos)

A Prefeitura de Matinhos também divulgou que a “Festa da Virada” registrou movimento intenso de pessoas e bateu o recorde dos últimos anos.

“A grande movimentação no município tem sido registrada desde a semana anterior e surpreendido os moradores e comerciantes, já no show da virada o público foi ainda mais surpreendente. Uma verdadeira multidão marcou presença na orla da praia para se despedir de 2018 e dar as boas-vindas ao Ano Novo”, informou a Prefeitura de Matinhos.

SUPEROU EXPECTATIVAS

O presidente da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), Carlos Dalberto Freire, destacou que a movimentação superou aquilo que já esperavam para o período. “A expectativa já era alta, temos a projeção de aumento de 15 a 18% nesta temporada em comparação com o ano passado. Esperamos esse aumento a cada ano, pois no Nordeste do País, os custos são maiores para a família viajar e aqui no litoral do Paraná podem alugar uma casa grande com piscina e pagar muito menos, é muito mais barato”, declarou.

De acordo com Carlos, alguns comerciantes procuraram congelar os preços do ano passado e, assim, garantir as vendas.

“Eu mesmo, com um restaurante, mantive os preços do ano passado. Existem aproveitadores que aumentam os preços nesta época, principalmente pessoas de fora daqui. Mas, os comerciantes daqui, que estão aqui o ano inteiro, não aumentam. É possível também negociar o preço da alimentação com os restaurantes, por exemplo”, afirmou.

Por outro lado, segundo o presidente da Assindilitoral, alguns veranistas não têm colaborado com a limpeza das praias. “Temos muita gente boa e educada, mas há outros que jogam lixo nas praias e nas ruas, por isso falta um pouco dessa consciência”, alertou Carlos.

Foto de capa: Prefeitura de Guaratuba


Colunistas