conecte-se conosco

Economia

Paranaguá teve mais de 1.800 empresas abertas no ano passado

Dados do Sebrae indicam que as pequenas e médias empresas geraram 602 empregos

Publicado

em

No ano passado, Paranaguá teve 1.884 empresas abertas, entre pequenas, micros e MEI’s (Microempreendedor Individual). A informação é do Sebrae-PR, que aponta também que as micro e pequenas empresas geraram 602 empregos.

A consultora de negócios do Sebrae no litoral, Catiane dos Santos, analisa que o ano passado foi importante para o crescimento daquelas que já estavam no mercado e para o surgimento de novas empresas.

“A gente percebe que, em 2019, ficou evidente mais uma vez que os empreendedores de micro e pequenas empresas representam uma grande força de desenvolvimento econômico e social para o nosso País como um todo. E Paranaguá não fica de fora, não é exceção. Por isso, nós do Sebrae, na nossa missão de existir para ser um parceiro dos pequenos negócios, apoiamos sua formalização para que possam crescer e contribuir cada vez mais com o cenário de recuperação econômica”, disse Catiane.

Serviços

O setor de serviços inclui salões de beleza, imobiliárias, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, agências de turismo, companhias aéreas e hotéis, entre outros. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor de serviços cresceu 1% em 2019.

O índice, que parece pequeno, diz muito, já que o Brasil teve uma sequência de quatro anos sem resultados positivos. Ou seja, desde 2015 apresentava resultados negativos.

Um dos setores a impulsionar esse crescimento está ligado à área de informação e comunicação, que teve alta de 3,3% em 2019. Principalmente, em decorrência do desenvolvimento de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet.

Contratações

Segundo informações do Sebrae, o setor de Serviços foi responsável pelo número de contratações e encerrou o ano com um saldo de 26.822 vagas. O comércio ficou em segundo lugar, com 10.874 novos postos de trabalho, seguido pela Construção Civil, com 5.110 empregos, Indústria da Transformação, com 3.962, Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) – que engloba o saneamento básico, energia elétrica -, com 377 novas colocações.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress