Logotipo

Natal deste ano deve ser o melhor para o comércio desde 2014

18 de dezembro de 2018

Nesta semana, horário estendido do comércio é até às 22 horas

Compartilhe

Nesta semana, horário estendido do comércio é até às 22 horas

O Natal deste ano deve ser o melhor desde 2014 para os comerciantes de Paranaguá. A análise é do diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud, com base em sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio - PR). Ele destaca que na primeira semana de dezembro o volume de compras nas lojas do município foi acima do esperado, algo que gera expectativa ainda maior pela proximidade do Natal, o que acentua o movimento, somado ao pagamento do 13.º salário por parte do Governo do Estado e prefeitura durante esta semana. 

“Na primeira semana, principalmente no fim de semana, já vimos um movimento alto, com várias lojas abertas, as ruas centrais e o calçadão do Centro Histórico repleto de consumidores. A projeção é de que este será o melhor Natal desde 2014, segundo a Fecomércio PR”, afirma Anwar Hamud. “O movimento está aumentando aos poucos, sendo que nas primeiras semanas há muitas confraternizações, amigos secretos, o que gera demanda de presentes e aumento das vendas”, explica.

De acordo com o diretor da Aciap, a última semana antes do Natal é quando se registra o “boom” de consumidores nas ruas, visto que muita gente deixa para comprar o presente na última hora. “O pagamento do 13.º salário dá uma aquecida no comércio. A primeira parcela é mais usada para pagar dívidas ou para guardar, pensar no próximo ano, compra de material escolar, enfim, mas a segunda parcela é usada para os presentes. Além disso, o calor gera mais gente na rua, o pessoal não fica em casa, passeia no centro, vai ao shopping, lanchonetes, estabelecimentos, enfim, aumenta o consumo e injeta movimento no comércio local”, explica.

Anwar afirma que a mudança na gestão do Governo do Estado e no Governo Federal gera uma expectativa boa de mudança entre comerciantes. “Dá um certo ânimo na economia, entre comerciantes e empresários, esperamos que 2019 seja um ano em que a economia do Paraná e do Brasil tenha uma retomada. Há muita expectativa, mas a concretização só veremos no decorrer do ano. O comerciante está antenado, com expectativa positiva, mas com os pés no chão, temos que estar preparados para o bem e para o mal”, ressalta Hamud. 

Na primeira semana de dezembro o volume de compras nas lojas do município foi acima do esperado, algo que gera expectativa ainda maior pela proximidade do Natal

SHOW DE PRÊMIOS, TRENZINHO E CONCURSO DE VITRINES 

“A campanha Show de Prêmios, que é realizada tradicionalmente pela Aciap, começou na semana passada e já temos mais de 1,3 mil participações, com cadastro de cupons e solicitações de cupons em lojas. Este ano sortearemos um carro Renault Kwid zero quilômetro e R$ 7 mil em vales-compras que podem ser gastos no comércio associado que participa da campanha”, afirma Anwar Hamud. Outro fator positivo é que haverá um trenzinho do Papai Noel no Centro Histórico no dia 23 de dezembro, das 10h até às 20h. “Ele vai rodar o centro o dia inteiro, com vários personagens infantis e o Papai Noel. Vai ser um domingo diferente, para a família, na pré-véspera do Natal. Os ingressos custam R$ 5,00 por volta e estão à venda na recepção da Aciap, no Shopping Colegial, na ótica Max Visão, e outras lojas associadas”, explica. O ponto de embarque e desembarque do trenzinho será na Praça dos Leões e terá também local de venda dos ingressos. 

Outra novidade deste Natal é a realização do concurso de vitrines natalinas nas lojas associadas da Aciap, algo promovido pela Câmara do Comércio Varejista, Conselho da Mulher Executiva e Conselho do Jovem Empresário de Paranaguá (CONJOVE/Paranaguá) da Aciap. “É um concurso para motivar a decoração natalina aos lojistas. Escolheremos as três vitrines mais enfeitadas, com entrega de placas de homenagem. Quem quiser participar pode acessar o site da Aciap e clicar no banner do concurso. Divulgaremos no dia 26 os três vencedores e no dia 4 de janeiro de 2016, junto com o sorteio do carro, entregaremos as placas”, finaliza. 
 

Colunistas