Logotipo

Movimento de turistas aumenta no Mercado do Peixe durante o verão

10 de janeiro de 2019

Desde o início do verão, um box do Mercado do Peixe chegou a vender 500 quilos de congelados e uma tonelada de camarão

Compartilhe

Permissionários ressaltam que procura maior é pelo camarão e itens congelados, sendo que fluxo de clientes aumenta nos fins de semana

O início da temporada de verão no dia 21 de dezembro de 2018, somado ao Ano-Novo, trouxe aumento de turistas e clientes locais visitando o Mercado do Peixe de Paranaguá durante as últimas semanas. Segundo os permissionários, o camarão foi o item mais procurado no local, com venda de toneladas do produto. Apesar disso, comerciantes destacam que esperam que as vendas melhorem até o final da temporada de 2019, fazendo com que o movimento de turistas, com fluxo maior nos fins de semana, ocorra também durante os dias da semana. 

De acordo com o permissionário Giovani Pons Nunes, que atua no box 11, o seu foco é a venda do camarão pistola. “A procura está boa, graças a Deus não tenho do que me queixar. Não sei se é por somente eu ter este camarão, que é de alta qualidade, mas estou vendendo bem. Há a vinda grande de turistas nos fins de semana, de pessoas vindo das praias, algo que começa nas sextas-feiras”, destaca. Segundo ele, desde o início do verão, ele vendeu cerca de 800 quilos de camarão pistola em sua banca. “Vendemos bem na temporada e fora dela, pelo fato de somente eu ter este camarão que vem de Bertioga, São Paulo. Quando liberar a venda todo mundo irá concorrer”, explica. 

Valter Serafim Nascimento, permissionário do box 32, afirma que a procura está tímida. “Para nós não melhora muito, porque é muito calor aqui e todo mundo vai para a praia. A gente vende um pouco, mas não é tudo aquilo. Antes do Ano-Novo estava bom, mas com o calor caiu muito a venda, além disso, o camarão e o peixe vão muito para as praias”, afirma, ressaltando que o carro-chefe do box é o camarão. “Está só para nos mantermos mesmo, há movimento de parnanguaras e turistas. Os moradores sempre compram aqui, eles são fiéis, temos uma clientela boa. Esperamos que melhore até o fim da temporada”, finaliza. 

Giovani Pons Nunes, permissionário do box 11, ressalta que a procura pelo camarão pistola está alta em sua banca

VARIEDADE DE PRODUTOS 

Segundo o permissionário Cleiton França Ramos, do box 10, a procura pelo peixe e frutos do mar aumenta em sua banca durante o verão. “A procura está grande, mas está vindo pouco peixe, pois os pescadores estão mais focados no camarão e no marisco. Está vindo pouco peixe e siri, mas a demanda é grande. A tendência é aumentar com a vinda do camarão da nossa baía, algo que acontece pelo final de janeiro, com um produto mais graúdo”, explica. “O que mais sai no nosso box é o filé de pescada, o linguado inteiro, bem como o camarão congelado, para os turistas que moram longe levar e não estragar na viagem”, ressalta.

O permissionário Valter Serafim Nascimento afirma que clientes parnanguaras são importantes e espera que o movimento melhore até o fim da temporada

Segundo Cleiton Ramos, o movimento maior do seu box é de turistas. Ele aposta na variedade, comercializando além do peixe e dos frutos do mar, itens congelados como croquetes, salgados, entre outros. “De congelados vendemos cerca de 500 quilos desde o início do verão. Camarão vendemos uma tonelada. Esperamos que melhore até o fim da temporada”, finaliza.

Colunistas