conecte-se conosco

Economia

Horário de verão termina no domingo

Moradores no Paraná, Distrito Federal e em outros nove Estados deverão atrasar seu relógio.

Publicado

em

 

Na primeira hora de domingo, 18, será encerrado no Brasil o horário de verão, iniciado em outubro de 2017. Com isso, à meia-noite entre o sábado e domingo, moradores no Paraná, e em outros nove Estados do Brasil e no Distrito Federal, deverão atrasar seu relógio em uma hora. O ajuste para o horário normal vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o que abrange os Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Criado em 1931 pela União, o horário de verão tem por objetivo economizar energia no Brasil devido à maior presença de luz solar. Inicialmente ele não possuía obrigatoriedade anual, no entanto, desde 2008, passou a ser permanente, implantado para vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do próximo ano. Com o fim do horário de verão, o horário nos Estados de Rondônia e Roraima, bem como no leste do Amazonas, ficam uma hora atrasados em relação ao horário de Brasília, enquanto o Acre e o oeste do Amazonas ficam duas horas atrás.

O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no País em função do maior aproveitamento do período de luz solar. No entanto, em 2017, o Governo Federal avaliou a possibilidade de decretar o fim do horário, visto que um estudo do Ministério de Minas e Energia teria indicado perda de efetividade do programa, e a intensidade do consumo de energia elétrica estaria mais associada à questão da temperatura (com uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores) do que com a questão da luz (uso de lâmpadas e refletores). O pico de gasto de energia seria na verdade nas horas mais quentes dos dias. Apesar disso, visto o momento de estiagem no País, que encareceu a produção de energia, fez com que a União mantivesse o horário de verão.

 

Em 2018 horário de verão começará mais tarde

 

Segundo decreto assinado pelo presidente Michel Temer, em 2018 o horário de verão começará mais tarde, no dia 4 de novembro, ao contrário do que ocorreu em 2017, onde o início foi no dia 28 de outubro. A mudança foi um pedido do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, objetivando impedir atrasos na apuração e divulgação de votos nas eleições deste ano, com mudanças acentuadas no fuso horário dos Estados do norte e nordeste em comparação ao restante do País.

Publicidade










plugins premium WordPress