Logotipo

Enquete: No que você irá investir o seu 13.º salário no final de 2019?

30 de novembro de 2019

13.º salário é algo aguardando ansiosamente por trabalhadores, aposentados e pensionistas do INSS em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Entrevistados afirmam que remuneração será utilizada para pagamento de dívidas

Aguardado ansiosamente no final de ano, o 13.º salário é algo assegurado ao trabalhador brasileiro desde 1962 pela Lei Federal N.º 4.090 e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituindo uma gratificação natalina aos trabalhadores que consiste no pagamento de uma remuneração extra a cada fim de ano. De acordo com a Lei, têm direito à gratificação todos os trabalhadores com carteira assinada, sejam eles domésticos, urbanos, rurais ou avulsos, algo somado proporcionalmente já após os primeiros 15 dias de serviço. Além disso, recebem a remuneração aposentados e pensionistas do INSS.

Confira a enquete:

"Vou utilizar o 13.º salário para pagar as contas. Sobrando a gente compra presentes para a família, entre eles netos, filhos, esposa, entre outros. É uma remuneração importante para o nosso cotidiano, um dinheiro que ajuda em muita coisa, todo mundo espera chegar este momento de receber para comprar presente e organizar as festas de fim de ano."

Evaldo Rocha da Costa, estivador, morador na Ponta do Caju

"O meu décimo terceiro será usado para pagar algumas contas. É preciso que sobre alguma coisa para a ceia das festas de fim de ano e comprar os presentes, porque a família está aguardando. O dinheiro é importante e muito bem-vindo."

Carlos Alberto de Araújo, eletricista, morador em Matinhos

"A princípio vou utilizar para pagar as contas, entre elas luz, água e telefone. O que sobrar deixo na poupança para uma eventualidade, quando precisar vou lá e saco o dinheiro. Além disso, penso em comprar um presente para mim mesmo com o 13.º salário. Quero um celular."

Izulmir Figueira, bancário aposentado, morador no Alto São Sebastião

"Esse 13.º salário a maioria do pessoal, assim como eu, vai usar para pagar as contas e comprar uns presentinhos não tão caros para a família. Um feliz Natal para todos e que Deus nos abençoe."

Dilor Cordeiro Galdino, conferente aposentado, morador na Vila Bela, na Ilha dos Valadares

 

 

 


Colunistas