Connect with us

Economia

Comércio de Paranaguá funciona das 9h às 22h, a partir da segunda-feira

No domingo, 15, o funcionamento do comércio local será das 9h às 19h

Publicado

em

No sábado, lojas abrirão das 9h às 20h, com funcionamento também no domingo. Confira:

Com a proximidade do Natal, aumenta de forma considerável o número de clientes no comércio de Paranaguá. Com isso, desde o início de dezembro, o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá), através do seu presidente, Said Khaled Omar, divulgou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que especifica o horário especial de atendimento no comércio parnanguara no Natal de 2019.

Segundo o Sindilojas Paranaguá, no sábado, 14, as lojas abrirão suas portas das 9h às 20h, sendo que no domingo, 15, o funcionamento será das 9h às 19h. Nas datas de 16 a 20 de dezembro de 2019, o comércio local funcionará das 9h às 22h, enquanto no dia 21 (sábado), das 9h às 20h e no dia 22 (domingo) das 9h às 20h. No dia 23 de dezembro, as lojas abrirão das 9h às 22h, enquanto na véspera, dia 24, das 9h às 18h. "A partir do dia 26 de dezembro de 2019 o horário passa a ser normal", explica o Sindilojas por meio da convenção coletiva. O documento ainda especifica outros detalhes como pagamento de horas-extras e vale-refeição.

"Fica vedado o trabalho em domingos e feriados, exceto nos domingos no mês de dezembro e aqueles negociados por Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou Acordos Coletivos entre os Sindicatos compactuantes a esta CCT, sendo considerados feriados, além daqueles fixados em Lei Federal, Estadual e Municipal", informa a CCT, destacando ainda regras em torno do vale-refeição e horário de almoço para funcionários do comércio. 

EXPECTATIVA POSITIVA

Anwar Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), ressalta que os comerciantes já sentiram um aumento nas vendas neste início de dezembro. "Nos últimos dias antes do Natal o movimento aumenta ainda mais, com o pico de movimentação no comércio”, detalha.

“A nossa expectativa para o final de ano é meio retraída, não temos aquela expectativa grande, mas sabemos que está melhorando. Acreditamos que possa melhorar ainda mais, mas não é um Natal dos sonhos que queríamos ter, mas vai melhorar bastante”, afirma o presidente do Sindilojas Paranaguá, Said Omar. "Daqui para frente o comércio vai melhorando. Com o décimo terceiro salário facilita a vida de muita gente. Muitos colocam as contas em dia para voltar a comprar no crédito. Melhora para todos", finaliza.

Continuar lendo