conecte-se conosco

Economia

Comércio contratará funcionários temporários

A contratação ocorria em setembro, contudo, crise atrasará a entrada dos colaboradores em algumas lojas

Publicado

em

Todos os anos, a partir do mês de setembro, iniciam as contratações temporárias para trabalho visando às festas de fim de ano e comercialização de material escolar nas lojas de Paranaguá. Contudo, conforme o presidente da Câmara Setorial de Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud, devido à crise enfrentada pelo País, o processo de contratação deve ocorrer em novembro, mês mais próximo das festas de fim de ano. “Acredito que o comerciante deixará para mais perto das vendas de Natal, em novembro para realizar a contratação de funcionários temporários já pensando no Natal e na época de maior comercialização de materiais escolares”, observou.

 


Anwar: “Acredito que acréscimo em contratações será de 30% a 40% aproximadamente”

 

Hamud acredita que a contratação será um pouco mais moderada. “Em anos anteriores, os comerciantes praticamente dobravam o número de funcionários nesse período de festas, mas acho que este ano, o acréscimo em contratações será de 30 a 40%. Muitos estão trabalhando com uma equipe mínima, o necessário para o atendimento”, comentou.

Para o presidente da Câmara de Comércio Varejista da Aciap, a crise afetou a maioria das pessoas, sejam elas empresárias ou consumidoras. “A crise atinge a todos, sejam comerciantes ou consumidores. Vemos que o consumidor também não está com um poder de compra muito alto, está economizando, segurando um pouco os gastos e comprando apenas o necessário”, avaliou. Hamud viu o Dia dos Pais como um reflexo dessa economia. “Vimos que os presentes para o Dia dos Pais ficou em um preço médio entre R$ 130 a R$ 150 com algumas exceções. Esses são valores mais acessíveis, em conta. Claro que houve consumidor que presenteou com valores mais altos, mas a grande maioria optou por produtos nessa faixa de valores”, informou.

A contratação geralmente acontece diretamente na loja. “Geralmente o comerciante se abastece com o banco de currículos que ele tem em seu estabelecimento. Ou ele disponibiliza esse banco de currículos e chama para entrevistas ou procura empresas de Recursos Humanos para a realização dessas contratações”, contou.

Publicidade










plugins premium WordPress