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Diretor da Rosibrás Atacadista conta sua trajetória no comércio

Empresário deu dicas para quem deseja empreender em Paranaguá

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Trabalhar no comércio exige comprometimento, persistência, coragem de investir em um negócio e na própria cidade. O empresário, advogado e diretor comercial na Rosibrás Atacadista, Alexandre Tavares de Andrade, contou sobre o seu início na carreira e a visão do comércio de Paranaguá. Alexandre também relatou a trajetória na empresa que lhe possibilitou o crescimento profissional e o perfil dos consumidores, que mudaram o comportamento com a crise econômica, mas não deixaram de consumir produtos de qualidade. Nesta entrevista, ele pôde dar algumas dicas para quem tem o sonho de empreender e ter o seu próprio negócio em um ambiente cercado de concorrência e desafios. Confira:

 

Folha do Litoral News: Há quanto tempo trabalha com comércio?

Alexandre: Comecei a fazer parte da Rosibrás em 1999, há 17 anos. Mas desde cedo o comércio já estava em minha vida, quando acompanhava meu pai, o Sr. Eduardo, na sua lida diária na loja. Sempre achei fascinante a arte do comércio e o contato com o cliente. Quando criança queria ter meu próprio dinheiro e resolvi fazer e vender "chupe-chupe" ou geladinho pelas ruas do bairro onde morava. E me sinto muito honrado e com uma responsabilidade redobrada em já fazer parte nestes 17 anos dos 55 anos da Rosibrás.

 

Folha do Litoral News: Como começou no ramo?

Alexandre: Em 1999 me formei em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, após estar com a minha OAB em mãos, voltei para Paranaguá com o desejo de aprender e ajudar meu pai na loja. E o curso de Direito me ajudou e ajuda muito na parte de Recursos Humanos da empresa, no direito comercial, tributário, bem como no direito do consumidor.

 

Folha do Litoral News: Qual a sua visão do comércio de Paranaguá?

Alexandre: A meu ver, Paranaguá é uma pedra preciosa que ainda não foi devidamente lapidada. Eu acredito e amo minha cidade. Nossa população merece um comércio moderno, qualificado e competitivo. Hoje, com a Internet, as novidades que chegam aos grandes centros, chegam na mesma hora aqui na cidade, ou pelo menos deveriam chegar. O parnanguara é um excelente consumidor e cliente, só não gasta mais devido à crise que nos cerca.

 

Folha do Litoral News: Como você analisa as vendas deste ano?

Alexandre: Foi e está sendo um ano difícil e desafiador, com o cenário econômico e político turbulento. Foi um ano em que a palavra-chave foi cautela. Porém estamos otimistas que nestes dois últimos meses do ano o comércio em geral comece a reagir. E, para isto acontecer, temos que estar preparados e motivados, com uma equipe fortalecida e preparada para atender nossos amigos e clientes com o melhor produto, serviço e preço.

 

Folha do Litoral News: Você viu o comportamento do consumidor mudar com a crise?

Alexandre: Sem dúvida alguma, sem medo de errar digo que 90% dos consumidores foram afetados com a crise. É muito difícil, hoje em dia, que alguém não tenha algum parente que esteja sofrendo com a falta de emprego. Não importa a classe social, um comportamento é comum a todos os brasileiros: economia criteriosa e mais pesquisa de mercado antes da finalização de compras. O que vejo no dia a dia é que existem dois tipos de comportamentos do consumidor. Uma parcela está diminuindo o seu volume de compras, por exemplo, o que levava seis latas de leite condensado, hoje leva quatro. Outra parcela prefere mudar as marcas, troca algumas marcas líderes por marcas similares, porém com preços mais baixos. Quem costumava sempre almoçar ou jantar fora, está diminuindo a frequência, cortando o luxo, como viagens, festas, cinema etc. Mas tenho certeza de que a partir do segundo semestre de 2017 a economia do Brasil, bem como a da nossa cidade, começará a reagir, lentamente, porém em crescimento.

 

Folha do Litoral News: O Natal é a data mais expressiva para o ramo em que trabalha?

Alexandre: Sem dúvida alguma, no Natal as vendas das Cestas de Natal, Cestas Básicas de Alimentos, panetones, espumantes, vinhos, kits de presentes, taças, frutas natalinas e outros aumentam sensivelmente, porém muitas empresas clientes, em dezembro, começam a dar suas férias coletivas, entre safra etc. Por causa destes fatores, outro seguimento de nossa empresa diminui, como, por exemplo, o fornecimento de materiais de limpeza, copa e cozinha, bem como o fornecimento a navios, que em dezembro começa a cair sensivelmente só retornando em março com a nova safra.

 

Folha do Litoral News: Qual o perfil do cliente da Rosibrás Atacadista?

Alexandre: Por mais que tenhamos uma grande quantidade de clientes, o perfil é um só. Nossos clientes são amigos que gostam de ser chamados pelo nome, que gostam de se sentir à vontade, são consumidores que não só gostam de preço mais baixo, mas que não abrem mão da qualidade, atendimento, serviço, seriedade, honestidade e comprometimento. Neste rol de clientes temos pessoas jurídicas e físicas. A cada dia que passa, mais famílias estão comprando, pois na ponta do lápis é mais barato e mais cômodo, além de não ter filas.

 

Folha do Litoral News: Qual a dica que poderia dar para aqueles que querem empreender em Paranaguá?

Alexandre: Que em outras épocas tinham dificuldades, isso sempre existiu, porém nos dias de hoje, o mundo está muito competitivo, o mercado não aceita erros. Hoje uma ferida demora mais tempo para cicatrizar do que há 20, 30 ou 40 anos. Existem algumas dicas ou conselhos que acho essenciais para quem quer empreender e alcançar o sucesso: Primeiro, estude e atualize-se. Tempo e dinheiro não são desculpa, se procurarmos na Internet existem bons cursos gratuitos que se pode fazer em casa e a qualquer hora. Segundo, busque histórias de outros empreendedores de qualquer área, mesmo sendo diferente da que você escolheu, de uma boa conversa saem os melhores ensinamentos. E digo mais, empreendedores de sucesso geralmente não se negam a contar seus acertos e erros. Terceiro, faça acontecer. Pesquisou, estudou, avaliou prós e contras, conhece bem a área? Então mãos à obra, caso contrário seu vizinho fará antes. E, por último, a meu ver, de maior importância: a persistência. Uma vez em uma palestra escutei uma pergunta: "Qual a diferença de um empreendedor de sucesso e um empreendedor que não alcança a vitória?” Confesso que esperava uma resposta complicada, cheia de teorias, histórias e cálculos. E sabe qual foi a resposta? A capacidade da pessoa em receber mais "nãos" que a outra e mesmo assim não desistir. E é a pura verdade, se eu desisto no décimo "não" que recebo e meu concorrente não desiste, talvez em vez de escutar o décimo primeiro "não", receberá o primeiro "sim" de muitos. Temos que persistir, se houve um erro temos que corrigir e não cometê-lo mais. Hoje, o empreendedor tem que estar disposto a enfrentar todos os problemas que possam surgir diuturnamente. Nossa trajetória não é fácil, mas o sucesso é gratificante. Além, lógico, de amar nossa Paranaguá, acreditar não só na cidade como no progresso e nos seus filhos.

 

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