Connect with us

Direito & Justiça

OAB Paranaguá realiza debate abordando logística, cenário portuário e sustentabilidade

Evento acontecerá às 19h da sexta-feira, 6, às 19h, na sede da OAB em Paranaguá e será gratuito

Publicado

em

Palestrantes serão o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, diretor do TCP, Juarez Moraes e Silva, e arquiteto e urbanista Fabrício Vergara Mota

Na sexta-feira, 6, às 19h, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB Paraná), por meio da Subseção de Paranaguá, realizará uma reunião aberta para debater o tema "Infraestrutura logística portuária e os impactos ambientais e sociais na cidade". O evento acontece na seccional da OAB-PR em Paranaguá na Rua Xavier da Silva, 136, no bairro Tuiuti, e contará com os palestrantes Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Portos do Paraná, Juarez Moraes e Silva, diretor institucional do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá S/A) e de Fabrício Vergara Mota, arquiteto e urbanista.

Segundo o advogado José Antonio Schüller da Cruz, membro da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da OAB Paraná, vice-presidente da OAB Paranaguá e coordenador do evento, a iniciativa nasceu do interesse da seccional em interiorizar as reuniões das comissões temáticas, de modo a discutir localmente, no caso desta comissão, a infraestrutura portuária, os investimentos que serão realizados, bem como a harmonização desta infraestrutura com a sustentabilidade. "A intenção é fazer um diagnóstico para propor encaminhamentos que se vislumbrem necessários, dentro do contexto do crescimento econômico aliados à mitigação e compensação dos efeitos negativos que são causados para que o interesse empresarial, importantíssimo para geração de emprego e renda, esteja equilibrado com os demais interesses sociais e ambientais", explica.

"É com grande satisfação que convido meus colegas da Comissão Estadual para Paranaguá para terem conhecimento da grandiosidade da operação logística portuária, suas perspectivas de investimentos e de crescimento, bem como os impactos que esta operação acarreta", afirma o organizador, destacando que o assunto possui relevância ainda maior para Paranaguá, visto sua geografia com vocação para exploração da atividade portuária e industrial. "Porém, a cidade não recebeu ao longo dos anos a infraestrutura necessária para amenizar o impacto gerado por esta atividade econômica, e do qual a OAB por seus representantes, pretende unir esforços para contribuir com a sociedade, para que o cidadão seja o maior beneficiado com a exploração desta atividade econômica, tendo emprego, mobilidade urbana, um meio ambiente equilibrado e, ao fim e ao cabo, um melhor índice de desenvolvimento humano", complementa.

PALESTRANTES

De acordo com o vice-presidente da OAB Paranaguá, os palestrantes da reunião serão de alto gabarito e trarão um olhar específico, cada um deles, do segmento em que atuam. "Primeiramente ouviremos o Dr. Juarez, Diretor Institucional do TCP, que trará o olhar do empresário dentro do atual cenário de infraestrutura da cidade, no caso específico da operação portuária, colocando para os presentes sua percepção sobre o tema e as expectativas que o setor espera para o futuro. Após, será ouvido Fabrício Vergara, diretor da empresa Safra Planejamento, responsável por auxiliar a Prefeitura de Paranaguá na revisão do Plano Diretor da cidade, que falará da importância dessas diretrizes, como está o andamento dos trabalhos e o que projeta para o futuro de Paranaguá. E para fechar o evento falará o Dr. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, que abordará um pouco da logística da operação portuária, os investimentos que estão sendo aguardados para o setor e suas perspectivas para o futuro da Portos do Paraná", explica.

EVENTO GRATUITO

"O evento é aberto e gratuito, direcionado especialmente para os advogados, estudantes, empresários e todos aqueles que de uma forma ou outra tenha interesse pelo tema. Não é necessário fazer inscrição, porém o local possui vagas limitadas", explica José da Cruz.

"Senhores advogados, estudantes, empresários, bem como aqueles que se interessaram pelo tema, venham até a sede da OAB Paranaguá na sexta-feira, 6, às 19h, para participar deste evento e conhecer a realidade da infraestrutura portuária da cidade, ouvindo representantes dos principais segmentos envolvidos, e com a luz do conhecimento opinar, debater e contribuir para o crescimento sustentável da cidade", finaliza o organizador.

Continuar lendo