conecte-se conosco

Direito & Justiça

Ministério Público e Prefeitura de Paranaguá lançam projeto “Velha Infância”

Iniciativa promoverá a interação de alunos da rede municipal com os assistidos no Lar de Idosos Perseverança

Publicado

em

O Lar dos Idosos Perseverança receberá, neste ano, várias visitas de alunos da rede municipal de ensino de Paranaguá. A ação faz parte do projeto "Velha Infância", lançado oficialmente na quarta-feira, 4, por meio de uma parceria do Ministério Público com a Prefeitura de Paranaguá.

A promotora Camila Adami Martins, da 4.ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, que acompanha as instituições de acolhimento do município, enfatizou que essa será mais uma ação com resultados positivos na cidade.

“A gente percebe que esses idosos não têm família presente, não recebem muitas visitas e achamos interessante que as crianças tivessem contato com informações inicialmente em sala de aula sobre o processo de envelhecimento, as dificuldades que os idosos possuem, e juntar esses dois mundos por meio da vivência dentro na instituição”, contou a promotora.

A iniciativa, segundo a promotora, pode contribuir para que as crianças entendam a importância do respeito e atenção aos idosos. “Será passado um conteúdo em sala de aula e, ao longo do ano, todas as quintas-feiras à tarde, uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental (crianças de 8 a 10 anos) vai até a instituição para que haja essa vivência. A ideia é que cada turma faça algum tipo de arte para o idoso, que leia um livro, leve uma peça teatral, música etc.”, relatou a promotora.

As escolas também poderão promover campanhas de doação para contribuir com algo que esteja faltando eventualmente no Lar de Idosos.

Hoje, o Lar de Idosos Perseverança tem um convênio com a Prefeitura de Paranaguá, que repassa um valor de R$ 55 mil para a instituição.

“O projeto 'Velha Infância' pode ajudar as crianças a conhecer a realidade dos nossos idosos que estão abrigados. É importante também para que elas saiam do seu dia a dia da escola. Essa é mais uma parceria com o Ministério Público e com a Dra. Camila, que é muito preocupada com a causa dos idosos”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

O presidente do Lar de Idosos Perseverança, Thérbio Castro da Silva, contou que a iniciativa é bem-vinda porque levará mais alegria aos abrigados. “Eles gostam muito dessa interação, pois remete aos netos e filhos e tem uma boa receptividade. A doação que a gente mais precisa é de tempo das pessoas para escutá-los, essa é a parte mais importante desse projeto, pois eles gostam muito de conversar”, disse Thérbio. As visitas, segundo ele, acontecem hoje de forma esporádica aos 57 idosos, sendo 28 homens e 29 mulheres.

Cidade educadora

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, frisou a importância da parceria com o Ministério Público. “Isso quer dizer que todo mundo está trabalhando em prol dos nossos munícipes e da comunidade. O objetivo é que as crianças conheçam os idosos e sua realidade e levem alegria. É mais um ponto para o que chamamos de Cidade Educadora, que se constrói com todos os movimentos sociais e todos empenhados em melhorar a qualidade de vida de todos”, ressaltou.

A secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, explicou que foram criados materiais audiovisuais para divulgar o projeto. “É mais um projeto que tem um fundo social, com uma missão. Fizemos o ‘É Doando que se Vive’, que conscientizou sobre a doação de órgãos e agora é uma continuidade, falando sobre os idosos que precisam desse afeto”, declarou Camila.

Continuar lendo
Publicidade