conecte-se conosco

Direito & Justiça

Fórum Eleitoral de Paranaguá passa por correição

Inspeção foi conduzida pelo Corregedor Regional Eleitoral, Des.Tito Campos de Paula na quinta-feira, 12

Publicado

em

A Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou na quinta-feira, 12, uma correição na Zona Eleitoral de Paranaguá. O processo se trata de uma inspeção de rotina nos fóruns eleitorais para garantir que tudo funcione da melhor forma durante as próximas eleições municipais, que acontecem em 2020.

O Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Tito Campos de Paula, conduziu a reunião dos trabalhos de inspeção no Fórum Eleitoral de Paranaguá.

“Agradecemos a acolhida em Paranaguá, gostaria de manifestar a minha alegria em visitar a região. Já estivemos em Matinhos, agora em Paranaguá e ainda vamos para Antonina. A corregedoria, de tempos em tempos, realiza uma correição nas zonas eleitorais para verificar o andamento dos trabalhos, verificar se algo precisa ser corrigido ou aperfeiçoado e a regra de escolha é pelo tempo”, afirmou o desembargador.

Nos locais em que houve a correição há mais de dois anos, a corregedoria se programa para essas visitas de rotina. “Estamos aqui para verificar, uma equipe já veio antecipadamente e fez toda uma análise técnica, há alguns detalhes que precisavam ser aperfeiçoados e, no prazo de 30 dias, tem que colocar em dia o que precisa ser melhorado. No geral, os trabalhos estão andando de maneira regular, o Fórum de Paranaguá é um bom local, um ambiente excelente para atendimento ao público”, destacou.

O Fórum Eleitoral de Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, bairro Jardim Alvorada, e atende a população de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

O desembargador chamou a atenção também para a questão do recadastramento biométrico, que precisa ter um índice mais expressivo no município.

“Em Paranaguá, houve um número bastante elevado de títulos de eleitores que foram cancelados. O eleitorado do município é de, aproximadamente, 100 mil eleitores e quase 20 mil foram cancelados que a gente não sabe se faleceram, se foram embora ou não compareceram no período de recadastramento biométrico. Por isso, pedimos que todos os eleitores de Paranaguá verifiquem sua situação e se constatarem alguma irregularidade procurem o Fórum Eleitoral o quanto antes”, disse o desembargador Tito.

O Fórum Eleitoral de Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, bairro Jardim Alvorada, e atende a população de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h. “Se for o caso, fazemos um novo título de eleitor para que esteja apto a votar nas eleições municipais no ano que vem. O Estado do Paraná, neste ano de 2019, vai encerrar todo o processo de recadastramento biométrico. De 8 milhões faltam apenas cerca de 300 mil eleitores para fazer o recadastramento. Para aqueles que já fizeram, está tudo certo”, esclareceu o desembargador.

Os eleitores acima de 70 anos e os adolescentes entre 16 e 18 anos, público no qual o voto não é obrigatório, também precisa fazer o recadastramento biométrico.

INSPEÇÃO VISA ÀS ELEIÇÕES DE 2020

O juiz eleitoral de Paranaguá, Rafael Kramer Braga, explicou que a correição ajusta o que é preciso melhorar no município para aperfeiçoar o serviço. “Essa inspeção ocorre como uma forma de fiscalização dos trabalhos a ser desenvolvidos aqui e, eventualmente, apontar uma falha ou outra para que essas arestas sejam corrigidas, eventuais problemas ou inconformidades passem a ser sanadas para que no ano que vem, ano eleitoral, a gente possa estar preparado com toda a estrutura de pessoal e de materiais para as eleições do ano que vem”, ressaltou Braga.

Além do desembargador e do juiz eleitoral, estiveram presentes na reunião a promotora de Justiça eleitoral substituta, Camila Adami Martins; a chefe do cartório de Paranaguá, Suzana de Brito; o analista judiciário, Sérgio Kawka.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress