conecte-se conosco

Direito & Justiça

Eleitor tem até hoje para regularizar título

Cartório eleitoral em Paranaguá espera realizar cerca de 800 atendimentos hoje

Publicado

em

 

O prazo para quem tem que resolver pendências com a Justiça Eleitoral termina na quarta-feira em todo o País. Deve se dirigir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada município, aqueles que deixaram de votar ou de justificar a ausência às urnas em três ou mais turnos seguidos, quem não realizou o recadastramento biométrico e aqueles que completam 18 anos e precisam tirar a primeira via do título eleitoral.

O prazo também é válido para quem quer transferir o título para a cidade atual em que reside, eleitores com mobilidade reduzida para votarem em seção com acessibilidade, eleitores que queiram alterar dados como local de votação e também os que desejam alterar para o nome social. Jovens que completarão 16 anos até 7 de outubro, data do 1.º turno, também pode solicitar o título.

Quem por algum motivo perdeu o título de eleitor e já realizou a biometria, não precisa comparecer ao cartório eleitoral para tirar a segunda via. O aplicativo e-Título pode ser baixado em celulares ou tablets e pode ser apresentado no dia das eleições no lugar do título.

Por meio do aplicativo, o eleitor pode ainda verificar se o documento está regularizado e tirar a dúvida se precisa ou não procurar o cartório eleitoral. Se o eleitor preferir a 2.ª via do título em papel, o prazo é diferente, terá até o dia 27 de setembro para requerê-la.

MOVIMENTO

O chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral do município, Sérgio Paulo Kawka, explicou que até esta quarta-feira, 9, o horário foi estendido para atender a população, com funcionamento das 9h às 19h. Na terça-feira, 8, o movimento foi abaixo das expectativas. Mas, na quarta-feira deve se intensificar, podendo chegar a 800 atendimentos no dia. Na segunda-feira, 7, o atendimento saltou de 80 pessoas ao dia para 273 eleitores.

“O fluxo está dentro do esperado, mas vale lembrar que não precisam comparecer ao cartório eleitores que perderam o título e querem tirar a segunda via, o que tem acontecido. Os eleitores que votam nas seções do Colégio Municipal Presidente Costa e Silva, que foi desativado, serão realocados ao colégio mais próximo”, explicou Kawka.

A divulgação do novo local de votação será realizada posteriormente pelo TRE e os eleitores não precisam fazer essa alteração agora. A mudança também será informada no colégio no dia das eleições.

“Nós já temos os dados biométricos cadastrados e vamos fazer a transferência provisória ou definitiva ao colégio mais próximo”, esclareceu Kawka.

Após esta etapa, o TRE dará início à vistoria dos locais de votação, a abertura para o cadastro de mesários voluntários e, se não for preenchida a quantidade necessária, haverá a convocação dos mesários. O TRE de Paranaguá está situado na Rua Odilon Mader, 994, no Jardim Alvorada.

Continuar lendo
Publicidade










plugins premium WordPress