Dia do Dentista é comemorado com orientações
Ações ocorreram no Terminal Urbano, no Centro de Paranaguá

Em comemoração ao Dia do Dentista, várias orientações e atendimentos odontológicos ocorreram no Terminal de Transporte Coletivo, no centro de Paranaguá. Mariana Amates França Coelho, coordenadora da Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde contou que várias ações foram realizadas como orientações sobre escovação e saúde bucal, distribuição de kits odontológicos para as crianças que fizerem a escovação no “escovódromo”, encaminhamentos, entre outros serviços. “Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os profissionais da área, não somente os dentistas, mas os auxiliares e técnicos, uma profissão que é multifuncional, para poucos, a que se englobam muitas situações como o psicológico do paciente, construir dentes, escolher cor, tem que ter habilidade manual, entre outros saberes”, elogiou. “A Secretaria de Saúde com seu profissionais procurou nesse dia oferecer a questão educativa à população com o 'escovódromo' cedido pelo Sesc, entrega de kits às crianças e exames bucais para identificação de lesões, necessidade de prótese ou mesmo tratamento odontológico e havendo a necessidade a pessoa foi encaminhada ao setor adequado para atendimento”, detalhou.
Mariana disse que a movimentação foi positiva. “Tivemos bastante participação da população, principalmente pela manhã, boa participação da população idosa e pessoas de forma geral que passaram pelo Terminal Urbano”, contou.
Durante todo o ano, conforme a prefeitura, o município oferece tratamento odontológico preventivo, restaurações, periodontal básico (raspagem de tártaro), extrações, pequenas cirurgias e tratamentos de emergência. Além disso, o centro odontológico situado na Unidade CAIC, no Nilson Neves, atende ao programa Devolvendo o Sorriso, no qual as pessoas recebem prótese dentária de forma gratuita, tanto idosos, que necessitam de próteses totais, como adultos que não possuem condições de pagar por um tratamento. Esta iniciativa existe desde 2007 no município e são cerca de 90 próteses entregues ao mês, através do programa.
