Logotipo

Teatro leva conscientização a empresas

14 de setembro de 2018

Atores encenam fatos reais que fazem parte do dia a dia dos trabalhadores

Compartilhe

A Cia Novah de Teatro de Paranaguá tem realizado várias atividades em empresas no que refere-se a assuntos ligados à prevenção de acidentes e outros temas educativos. A ideia surgiu em 2016 e cresceu de forma significativa em virtude da mensagem ser bem compreendida através da manifestação artísticas.

De forma lúdica e bem-humorada, atores profissionais encenam fatos reais e muito comuns no dia a dia dos trabalhadores. De acordo com Ari Rodrigues, diretor da companhia teatral, as atividades iniciaram há dois anos para atender pedidos de atividades na Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalhos (SIPAT), que é realizada em empresas de grande e médio porte. “Cada empresa trabalha um tema anualmente e nossos textos são desenvolvidos conforme a necessidade e realidade de cada uma”, contou Rodrigues.

“O bacana é que os nossos personagens são colaboradores das empresas que nos contratam, então deixamos o texto além de informativo e descontraído, atrativo, pois a plateia se identifica com os personagens”, explica. Neste sentido, a Companhia já desenvolveu temas como: 5s, prevenção no trânsito, EPIs e DST.

“Atendemos empresas como: BRF, Cooanagro, Cibrafértil, Rocha, Ecovia, Martini Meat, Boticário e Paranaguá Saneamento. Com o tema DST fazemos pesquisas atualizadas como forma de orientação, informação e  prevenção. Falamos sempre sobre as doenças, riscos e ensinamos até a forma correta de colocar o preservativo. Usamos muito a interação com a plateia. Por anos trabalhei o tema com o Gildo Falcão, o que me ajudou muito no desenvolvimento dos textos”, complementa.

O diretor Ari Rodrigues enfatiza também que por onde as atividades têm passado, o resultado tem sido surpreendente. Os funcionários captam a mensagem e ao mesmo tempo se divertem, sendo este o principal objetivo do teatro educativo realizado pela companhia.

“Abordamos através do humor, marca registrada da Cia Novah, um assunto muito sério, que cresce aceleradamente em todo País e precisa ser discutido em todas as oportunidades”, finaliza o diretor. 

Colunistas