conecte-se conosco

Cultura

Semana Literária do Sesc tem vasta programação 

Palestra com Guilherme Gontijo Flores abre a programação

Publicado

em

O Sesc Paranaguá realiza, de 23 a 29 de setembro, a 38.ª Semana Literária. O evento acontece juntamente com a Feira do Livro e conta com rodas de conversas, palestras, narração de histórias, rodas de leitura, teatro e oficina de contação de histórias.  
O evento tem como tema “Literatura: vozes para [re] criar o mundo” e será aberta com a mostra literária Millôr Fernandes – ideias e obras dessa personalidade da literatura brasileira. 
Na segunda-feira, 23, às 20h, acontece a palestra de abertura “Escrever no tempo dos fins”, com o escritor Guilherme Gontijo Flores, o qual é natural de Brasília, poeta, romancista, tradutor e professor na UFPR.
Na terça-feira, 24, às 14h, acontece a apresentação do espetáculo “Os Malasartes”. A peça é inspirada nas histórias do famoso personagem Pedro Malasartes: sujeito esperto, malandro, pobre, faminto e, muitas vezes, injustiçado pelos poderosos. As histórias foram reescritas pelos quatro integrantes do elenco (que também compartilham a direção do espetáculo) explorando o trânsito entre os papéis de narradores e personagens. 
Também na terça-feira, 24, às 20h, acontece a palestra “qual o lugar da poesia?”, com o escritor Thiago Zardo. 
Na quarta-feira, 25, às 14h, acontece a oficina de contação de histórias “os usos da voz e do corpo na contação de histórias” com Rafael Di Lari. A oficina visa a subsidiar os participantes no que tange às inúmeras possibilidades vocais e corporais presentes no ato de narrar e será destinada ao público adulto (professoras, artistas, educadores, idosos, acadêmicos e demais interessados).
Ainda na quarta-feira, 25, às 20h, acontece a palestra/debate “Literatura como lugar de encontro”, com a escritora Lilyan de Souza. Ela também é jornalista e atriz e fará uma explanação sobre o poder de transformação que as manifestações artísticas, principalmente a literatura, provocam ou proporcionam a seus apreciadores. 
Na quinta-feira, 26, às 20h, a escritora Lilyan de Souza retorna ao Sesc para outra palestra/debate. Desta vez, o tema é “Literatura e o exercício da liberdade – criação literária e o processo de significar”. Ela abordará o tema da liberdade por meio da leitura e análise de letras de músicas, poesias e trechos de contos e romances da literatura nacional e internacional como ferramenta de expressão.
Ainda na quinta-feira, às 15h, acontece a palestra: “Identidade indígena: a voz original”, com o educador Florêncio Rekayag Fernandes. Doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, o educador possui mais de duas décadas dedicadas à educação e a pesquisas acadêmicas. De terça à sexta-feira, acontecem atividades diárias pela manhã, tarde e noite com narrações de histórias e rodas de leituras. 
 

Publicidade










plugins premium WordPress