Logotipo

Sábado tem mais uma edição de baile de fandango no Mercado do Café

17 de maio de 2019

Grupo Mestre Romão vai animar a noite festiva

Compartilhe

 

No sábado, 18, acontece mais uma edição do baile de fandango no Mercado do Café. A animação fica por conta do Grupo Mestre Romão, que neste ano completa 25 anos de atividades ininterruptas.

Os bailes são promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e acontece a cada 15 dias, sempre das 22h às 3h. Muitos parnanguaras prestigiam o baile assim como pessoas das cidades vizinhas que vêm até Paranaguá para vivenciar as tradições folclóricas.

Várias gerações passaram pelo grupo que hoje é mantido pela própria família do Mestre Romão. José Martins Filho, mais conhecido como Zeca da Rabeca, que atua no grupo, conta que o fandango está garantido para o futuro porque o grupo é formado por jovens que aprenderam com o mestre e hoje repassam os ensinamentos.

 Atualmente o mestre se dedica a passar a tradição adiante

Além do baile, o mercado ainda oferece comidas e bebidas típicas da região. Pastéis de siri e bolinhos de camarão são algumas das iguarias que o público poderá degustar durante o baile. Das bebidas tradicionais, o espaço oferece as cachaças artesanais que também são  muito apreciadas.

“Somos movidos pelo amor e pela paixão pelo fandango. Hoje o grupo é formado por 8 casais de adolescentes, sendo a maioria netos e bisnetos do Mestre Romão. Apesar da idade avançada ele faz questão de acompanhar tudo, e fica feliz ao ver o grupo sendo composto por seus descendentes, dando continuidade ao trabalho que ele iniciou”, conta Luiz Carlos Aguiar, neto do mestre.

 

 

 

Colunistas