Logotipo

Projeto Literalux promove oficinas para formação de mediadores de leitura

14 de março de 2019

Oficinas são gratuitas e vão formar novos mediadores para atuar em Paranaguá

Compartilhe

Desde terça-feira, 12, o projeto Literalux está com inscrições abertas para duas oficinas de formação de mediadores de leitura em Paranaguá. A primeira delas, intitulada “A formação do mediador de leitura” será ministrada pela professora doutora Cátia Toledo no dia  16 de março, das 9h às 17h. 

Já a oficina  “A formação do leitor”, que será realizada pela contadora de histórias Priscila Angélica Santos, acontece em 23 de março, no mesmo horário.

As oficinas são gratuitas e serão realizadas no Palácio do Café. Pode se inscrever  toda a comunidade interessada em teoria e prática sobre incentivo à leitura e contação de histórias. Informações e inscrições no e-mail literalux.contato@gmail.com

SOBRE O LITERALUX

O objetivo é desenvolver a criatividade, despertar o interesse para novos saberes e enriquecer a escrita e vocabulário das pessoas. Por isso, o projeto Literalux chega em Paranaguá para estimular o gosto pela leitura em qualquer idade de forma  gratuita para a comunidade. 
O projeto Literalux é inspirado no “Agentes de Leitura do Paraná”, realizado no município em 2016 e 2018, e surgiu do desejo da continuidade do programa.

“Temos a missão de seguir com o trabalho de promoção e incentivo à leitura iniciado pelos agentes de leitura no Estado. Vamos disseminar a literatura, incentivar a leitura e possibilitar o acesso aos livros, especialmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica a coordenadora do Literalux, Sandy Christinne dos Santos José.

Sandy, que atua também como produtora do projeto, destaca que a leitura não se limita apenas ao acesso aos livros.

“Os mediadores literários são os condutores de leitura de mundo, de leitura social e humana, a partir da leitura dos textos literários. Literalux é mais do que um projeto de leitura, é um projeto social”, completa.

O objetivo do projeto é ser um instrumento incentivador da cultura, desenvolvendo rodas e mediação de leitura, contação de histórias e oficinas literárias, que promovam a interação do público com apoio de mediadores de leitura. O projeto vai beneficiar um público variado, atendendo desde crianças e adolescentes até idosos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social e em locais de difícil acesso.

As ações acontecem, a partir de abril, em espaços públicos e comunitários como CRAS, CREAS, CENTRO POP, Unidades de Acolhimento, CAPS, bibliotecas, escolas públicas, asilos, entre outros. Além de Paranaguá, o Literalux chega também em Guaraqueçaba, como contrapartida social, para ampliar a democratização do acesso à cultura em cidades com menos de 10 mil habitantes.  

 O Literalux  é viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, do Governo do Estado do Paraná, conta com o apoio da empresa Havan e parceria da Biblioteca Pública Mário Lobo, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Paranaguá. Para acompanhar as ações nas escolas ou instituições, o interessado pode seguir as redes sociais do projeto no Facebook (@projetoliteralux) e no Instagram (@literalux). 

SERVIÇO

Oficinas de Formação de Mediadores de Leitura 
Local: Palácio do Café - Avenida Arthur de Abreu, 29, 12.º andar, Centro Histórico – Paranaguá/PR
Inscrições e informações: literalux.contato@gmail.com ou (41) 99101-6294 
 
Oficina “A formação do mediador de leitura”, com a professora doutora Cátia Toledo
16 de março, das 9h às 17h

Oficina “A formação do leitor”, com a contadora de histórias Priscila Angélica Santos
23 de março, das 9h às 17h

Colunistas