conecte-se conosco

Cultura

Parnanguaras são homenageados pelo IHGP

Tarde festiva marcou a semana no IHGP.

Publicado

em

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá comemorou o aniversário do Dr. José Maria de Freitas, Cyro Matoso e Maria do Rocio Rodi. Na ocasião, a presidente Guadalupe Vivekananda e a diretora Maria Helena Nízio entregaram uma homenagem ao Dr. José Maria pelos brilhantes serviços voluntários prestados ao IHGP.
 
 
“Ele fez todo o trabalho de digitalização do Instituto arquivando na Internet, contribuindo com muitos pesquisadores que procuram o instituto. Este foi apenas um dos motivos que levaram à homenagem”, destacou Ceres Martins, vice-presidente do IHGP. 
 
Cyro Matoso completou 86 anos e também foi homenageado e destacado como uma das personalidades que busca manter viva a cultura local. Cyro é cineasta desde a década de 1960 quando as suas produções aconteciam através da filmadora em super 8mm. 
 
Em 2011, Cyro foi tema do filme “Cinematoso” produzido pela Processo Multi Artes, premiado no exterior. O parnanguara foi notícia nacional, sendo motivo de debates entre historiadores e cineastas. O filme Cinematoso, que ainda está  rodando o Brasil, mostra sua paixão pelo cinema, produzindo mesmo sem recursos.
 
Dr. José Maria de Freitas comemorou 80 anos e ganhou uma placa como retribuição aos trabalhos prestados aos IHGP de Paranaguá. Dentista tradicional, sempre teve como ‘hobby’ colecionar fotografias resgatando a memória local, preservando e ampliando o acervo do IHGP. Zé Maria, como é conhecido, digitalizou grande parte do acervo do Instituto, tendo uma vida voltada para as atividades culturais.
 
Na década de 1990, atuou como diretor de cultura na prefeitura, período que ficou marcado pela abertura das artes cênicas com a reativação do prédio da Igreja da Ordem, o qual passou a funcionar como teatro. “Cyro e Zé Maria são pessoas muito importantes para a história da nossa cidade porque eles, cada qual em sua área, deixam suas marcas positivas beneficiando as próximas gerações que podem se espelhar nesses exemplos”, destacou a presidente do IHGP, Guadalupe Vivekananda.  
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress