Logotipo

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR realiza o 1.º Puxirão MAE

14 de maio de 2019

Evento prevê apresentação de Fandango, lançamento de livros e apresentação de curta-metragens

Compartilhe

Às 19h de sexta-feira, 17, começa no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR o 1.º Puxirão MAE. O evento traz para dentro do espaço do museu em Paranaguá as cores, o ritmo e as danças da cultura popular, com apresentações artísticas e lançamento de livros.

O primeiro dia do evento contará  com o pré-lançamento da exposição “Histórias de Faxinais”, em conjunto com a apresentação do e-book de contos e curta-metragens do Projeto, premiado pela 8.ª edição do prêmio internacional Ibermuseus de educação. A mostra aborda a memória de diferentes esferas da vida de povos tradicionais de Pinhão-PR: suas lendas, alimentação, trabalho, casa, quintal, família, escola, mata e a guerra.  Nesta oportunidade, serão apresentadas produções audiovisuais sobre o projeto, que traz diferentes histórias de Faxinal dos Ribeiros e comunidades vizinhas.

No sábado, 18, às 18h, está previsto o lançamento das novas publicações do MAE: o Catálogo da exposição “Deuses que Dançam”, sobre os orixás do Candomblé; os e-books “Catálogo de Fontes Históricas do MAE-UFPR – 1950-1963”, um apanhado de todos os documentos históricos do Museu; o catálogo da exposição “Entre Conchas”, em cartaz no Museu; e o livreto “Caixas didáticas do MAE: um guia para a sua elaboração”. Este último será apresentado em conjunto com o lançamento das Caixa Didáticas “Alimentos” e “Arqueologia”, kits lúdicos e interativos que exploram a história e a diversidade em várias culturas, principalmente indígenas. Por último, faremos o lançamento do Catálogo da Exposição “Rogai Por Nós” com o Grupo Folclórico Boi Barroso, que fará uma apresentação logo em seguida, às 19h.

O evento se encerrará com uma homenagem ao mestre Nemésio, que faleceu no mês passado, contando com uma apresentação de Fandango Caiçara. Após a homenagem, planeja-se fazer uma seresta pelas ruas de Paranaguá até o Mercado do Café, onde acontece tradicionalmente o baile na cidade, encerrando o evento.

A ideia de uma apresentação no claustro do Museu surgiu com o contato com a comunidade local caiçara na época em que foi lançada a exposição “No Ritmo do Fandango“, em 2012, quando Mestre Nemésio se apresentou junto com outros mestres do Fandango no Museu. O evento é integrante da programação nacional da 17.ª Semana de Museus, organizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, que a todo ano incentiva museus a oferecerem ao público atrações sob diversas temáticas. Neste ano, o tema é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O IBRAM é ligado ao Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.

O Puxirão MAE 2019 é uma realização do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, através do apoio da SECULTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade. O MAE-UFPR, que completou 55 anos em 2018, é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná e vem desenvolvendo uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações e produtos educativos e lúdicos, como um livro de RPG indígena e seus jogos eletrônicos, voltados principalmente às escolas de Ensino Fundamental e Médio.

SERVIÇO

“Puxirão MAE 2019”

Quando: Nas noites dos dias 17 e 18 de maio (veja programação)

Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575

Garanta sua presença no Evento:http://  https://www.facebook.com/events/2325850637660331/

 

Fonte: MAE/UFPR

Colunistas