conecte-se conosco

Cultura

Museu completa 56 anos com atividades abertas ao público

Show musical e exibição de documentário fazem parte da programação

Publicado

em

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR está comemorando 56 anos de fundação. Duas atividades artísticas serão realizadas no sábado, 27, sendo abertas ao público em geral.

A solenidade de aniversário contará com a apresentação do grupo UM2UO, no Palco da Praça de Eventos, fazendo parte da programação da Feira das Nações, às 12h. O grupo (leia-se “umduo”) é vinculado à Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná.

UM2UO já se apresentou em festivais de música como o Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Antonina. Também esteve no Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro, no qual foi premiado no Concurso Internacional de Música de Câmara no ano de 2016.

Ainda no sábado, 27, no auditório do Museu, às 16h, acontece o lançamento do documentário “Essa terra não vai terminar”, dirigido por Matias Dala Stella. O filme fala sobre os indígenas Mbyá Guarani, da aldeia de Pindoty, na Ilha da Cotinga, e de suas estratégias de fortalecimento em frente ao mundo dos brancos.

Essa é também uma oportunidade para conhecer a exposição “Nhande Mbyá Rekó – Nosso Jeito de Ser Guarani”, que também conta com a participação da aldeia Pindoty junto com outras quatro comunidades guaranis do litoral em seu processo de curadoria.

HISTÓRICO

O museu foi fundado em 29 de julho de 1963 por José Loureiro Fernandes. Atualmente, o MAE-UFPR é responsável pelo cuidado de mais de 80.000 peças, acervo composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas pioneiras do Brasil, sobre populações indígenas e cultura popular.

A instituição vem desenvolvendo uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações e produtos educativos e lúdicos, como jogos e brincadeiras, voltados principalmente às escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Através da Extensão Universitária, o Museu também se propõe a ser um espaço participativo da Comunidade, buscando tornar-se cada vez mais aberto para as expressões artísticas, a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress