Logotipo

Livro “Brincando de ser poeta é lançado em Paranaguá”

06 de dezembro de 2018

Obra reúne poesias de Julio Sampietro e Enise Gonçalves. Lucinha Sato fez o prefácio e a apologia aos autores

Compartilhe

Os poetas Julio Sampietro e Enise Ferreira Gonçalves estiveram na redação do jornal Folha do Litoral News na tarde de quarta-feira, 5. Na oportunidade, eles fizeram o lançamento do livro “Brincando de ser Poeta”, obra que reúne 100 poesias escritas por eles nos últimos 5 anos.

 Canela e Tino (Secultur) com Lucinha Sato e o poeta Julio Sampietro

 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o Canela, e o superintendente de Cultura, Tino Zella, prestigiaram o encontro, juntamente com a professora aposentada Lucinha Sato, a qual fez o prefácio do livro e também uma poesia em homenagem aos escritores.

Canela recebeu uma edição autografada

“Eu não poderia deixar de marcar presença nesse momento importante na vida do senhor Julio. Ele é uma pessoa que eu admiro há muito tempo por contribuir de forma expressiva com a vida cultural de Paranaguá desde a década de 1980”, destacou Canela.

Julio Sampietro, de 75 anos, é poeta, cronista e diretor teatral. Foi colunista de vários jornais em Paranaguá e colaborou com a revista O Itiberê. Em 1997 passou a integrar o Centro de Letras de Paranaguá e desde 2005 reside em Curitiba, sem desatar os laços com a cidade que ele tanto ama, Paranaguá.

Odileia (irmã da poetisa Enise), Julio Sampietro,  Enise e o marido Marco Antonio 

Enise Gonçalves, tem 49 anos, é natural de Paranaguá e aos 8 anos de idade descobriu a vocação para a poesia ao ter declamado versos para sua irmã. Possui um acervo de mais de 200 poesias e faz parte do grupo literário nacional ‘Recanto das Letras’ e colabora com o espaço poético da Folha do Litoral News.

A ideia de escrever um livro juntos surgiu do poeta Julio Sampietro.

“Há cinco anos, passei a ter acesso aos poemas da Enise e imediatamente me identifiquei porque seguimos a mesma linha inspiratória. Em seguida veio a ideia do livro que foi concretizada este ano. Escolhi o jornal Folha do Litoral News para lançar, pois é o cenário das letras jornalísticas. Grande parte da minha vida sempre foi ligada aos jornais, por isso foi um momento de grande emoção”, ressaltou Sampietro. 

Colunistas