Logotipo

Grupo Mestre Romão anima o baile de fandango no sábado

08 de novembro de 2019

Baile inicia às 22h no Mercado do Café mantendo a tradição da cultura caiçara em Paranaguá

Compartilhe

 

Neste sábado, 9, acontece mais uma edição do baile de fandango no Mercado do Café. A animação fica por conta do grupo Mestre Romão, um dos mais tradicionais do litoral.

Os bailes são promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e acontece a cada 15 dias, sempre das 22h às 3h.  Várias gerações passaram pelo grupo que hoje é mantido pela própria família do Mestre Romão.

A maioria são adolescentes, mostrando que o  fandango está garantido para o futuro. Isso porque os mais velhos repassam as marcas das batidas para os mais novos.  

Além do baile o mercado ainda oferece comidas e bebidas típicas da região. Pasteis de siri e bolinhos de camarão são algumas das iguarias que o público poderá degustar. Das bebidas tradicionais o espaço oferece as cachaças artesanais que também são  muito apreciadas.

O grupo folclórico Mestre Romão de Paranaguá foi criado em 1993, e realizou a primeira apresentação em 1994 no antigo Teatro da Ordem. Em 20 anos mais de 200 jovens passaram pelo grupo, o qual é pioneiro no resgate do fandango na cidade. Hoje aos 90 anos, o Mestre Romão, não participa dos bailes, mas acompanha as atividades através da família e fica feliz sabendo que suas atividades geraram bons frutos.


Colunistas