conecte-se conosco

Cultura

Dia do Índio será comemorado na Ilha da Cotinga

Realidade da comunidade será debatida entre lideranças na Ilha da Cotinga

Publicado

em

Debates e exposições visam a mostrar a realidade da comunidade local

O Dia do Índio é comemorado na quinta-feira, 19, em todo Brasil. Em Paranaguá, as atividades iniciam na terça-feira, 17, envolvendo a comunidade Guarani (Mbya), na Aldeia Pindoty, Ilha da Cotinga. 

No local, será feita uma roda de conversa envolvendo lideranças que atuam na causa indígena nas aldeias da região sul. Este será um evento interno para levantar as necessidades das comunidades. 

O público poderá participar da programação da quarta-feira, 18, passando o dia na Ilha da Cotinga. As atividades contam com apresentação do Coral Indígena, oficina de pinturas corporais, apresentação de dança típica, culinária tradicional, exposição e venda de artesanato indígena do litoral do Paraná. O intuito é minimizar impactos socioambientais negativos relacionados à comunidade indígena e mostrar um pouco mais de sua cultura.

O evento contará com comidas típicas como peixe, mandioca, batata-doce, entre outras e acontecerá na escola da aldeia. A alimentação será custeada pelo participante nos valores R$ 12 (almoço) e R$ 5 (café da tarde). Será disponibilizada uma embarcação com saída do trapiche na Rua da Praia prevista para as 10h e retorno às 17h. Os interessados devem enviar nome completo e número do Documento de Identidade para o WhatsApp (41) 99611-8522 ou [email protected]

Na semana passada, na sessão da Câmara de Vereadores do dia 12, a representante da comunidade indígena da Ilha da Cotinga, Juliana Kiruchu, esteve no plenário fazendo um convite às autoridades e a comunidade em geral sobre a programação alusiva ao dia do índio. Além do convite ela expôs a atual realidade dos indígenas. O convite também é reforçado pelo cacique Jair, o qual mantém boa sintonia com  os parnanguaras na realização de atividades cultural na localidade. 

Indígenas mantêm tradições adquiridas pelos antepassados

ILHA FOI BERÇO DO ESTADO

Hoje a Ilha da Cotinga é um local cercado de mistérios, onde se encontram diversas inscrições em ruínas e vestígios do início da civilização paranaense. A Ilha da Cotinga foi o primeiro território paranaense habitado pelos colonizadores que chegaram na região por volta de 1550, em busca de ouro. Com medo dos índios que moravam em Paranaguá, eles decidiram permanecer na ilha, de onde só saíram cerca de 50 anos depois. Atualmente, o lugar é habitado por índios e pescadores. Em 1677, foi construída uma capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Mercês, demolida em 1699, para se erigir a Igreja de São Benedito no continente.

Em 1955 foi pedida a reconstrução da antiga ermida, e em 17 de março do mesmo ano realizou-se uma procissão marítima de retorno da antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês esculpida em pedra e vinda de Portugal.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress