conecte-se conosco

Cultura

Começa hoje a 1.ª Festa do Caranguejo

Abertura terá apresentação de Escolas de Samba de Paranaguá

Publicado

em

Paranaguá terá uma novidade neste ano no calendário de festividades. Na quarta-feira, 6, inicia a 1.ª Festa do Caranguejo, visando a incentivar o consumo deste que é um dos produtos preferidos dos parnanguaras. O evento será realizado na Praça Mário Roque até o dia 10 de dezembro, com gastronomia e atrações musicais.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, disse que a organização está pronta e contou o que está preparado para esta quarta-feira. “Será uma ótima festa ao município, irá fomentar o turismo na região e as comunidades da nossa cidade”, comemorou.

A abertura da 1.ª Festa do Caranguejo tem início às 20h30 na Praça Mário Roque.

“Começamos na quarta-feira com a apresentação das Escolas de Samba de Paranaguá, em uma parceria com a Aesp (Associação das Escolas de Samba de Paranaguá), comemorando o aniversário da Aesp que será no dia 12. Até domingo haverá atrações musicais regionais e locais”, explicou Harrison.

O caranguejo será oferecido de diversas formas pelos permissionários. “Terá caranguejo alho e óleo, caranguejo metido à besta, tem para todos os gostos. Além de frutos do mar, pratos com camarão, filé de peixe, quem gosta de degustar uma boa comida pode visitar a festa que será bem atendido”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo. A partir de amanhã, quinta-feira, 7, as barracas também oferecerão as comidas típicas do litoral paranaense durante o almoço e mantendo o horário de funcionamento à noite.

INCENTIVO À ECONOMIA

O secretário falou ainda sobre a importância econômica da festividade aos permissionários, que terão uma renda extra em função dessa novidade.

“A festa vem ajudar, com certeza, o povo de Paranaguá e a comunidade pesqueira. Por orientação do prefeito Marcelo Roque estamos seguindo o formato de festa turística, sempre dando atenção à população local, para que se fomente o comércio local”, frisou Harrison.

O preço será acessível, de acordo com o secretário, para as várias opções de pratos prontos tradicionais e variações com a comodidade que o público espera. “Haverá ainda lavatórios para que se possa lavar as mãos, pois comer caranguejo faz mais bagunça que a tainha, esse conforto estará à disposição com essa estrutura muito boa pronta para atender o turista e a nossa cidade”, ressaltou Harrison.

AÇÃO EM CONJUNTO

Várias secretarias estão envolvidas na organização da festa. Segundo Harrison, este trabalho em conjunto garantirá o sucesso da 1.º edição do evento.

“Todas as secretarias estão trabalhando em conjunto, Secretaria de Segurança, de Saúde, a Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), esta está trabalhando muito forte, coordenando a venda de caranguejos vivos”, ressaltou. O público poderá fazer a compra de caranguejos vivos para aqueles que desejarem levar o produto para casa.

Sendo assim, esta se torna uma atração a mais para que os parnanguaras e os visitantes apreciem os pratos típicos e ainda aproveitem para passear com a família.

“O caranguejo é um crustáceo esperado com muita ansiedade pelas pessoas e esta é uma grande oportunidade para trazer a família, se divertir, curtir os shows e as demais atrações que serão disponibilizadas pela prefeitura, através das secretarias municipais”, concluiu Harrison.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress