conecte-se conosco

Cultura

2.º Afoxé acontece no domingo em Paranaguá

Evento tem o objetivo de preservar a memória da cultura afro

Publicado

em

Acontece no dia 2 de fevereiro o 2.º Afoxé, com concentração às 15h, na Igreja São Benedito. Trata-se de um ato cívico-cultural e inter-religioso com o objetivo de preservar a memória da ancestralidade negra que esteve presente na cidade durante o período escravagista. 

A iniciativa é da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi), em parceria com a SECULTUR, Prefeitura de Paranaguá e o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá), de acordo com Lederson Souza, organizador do evento, a expectativa é que cerca de 500 pessoas participem.

“Quem esteve ano passado já confirmou para este ano, e, além disso, também contamos com a participação de pessoas que estão vindo de outras cidades do litoral, Curitiba e também de Santa Catarina. É um evento cultural que tem atraído a atenção das pessoas de uma forma em geral”, explica.   

Paradas e trajeto 

De acordo com a organização, a saída acontecerá às 16h, na Igreja São Benedito, e após lavagens dos degraus, haverá uma parada em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Largo Monsenhor Celso. Em seguida, o cortejo irá prosseguir descendo a ladeira da Rua Professor Cleto em direção à Rua XV de Novembro, passando em frente ao IHGP, onde está hoje o Pelourinho original, o mesmo que estava no Largo Monsenhor Celso. 

Dando continuidade, o cortejo seguirá pela Rua XV com uma parada em frente à Praça D. Pedro II, onde será feito o ato em homenagem à lavagem do Pelourinho. “São momentos de muita emoção”, afirma Lederson.

Após a cerimônia, os participantes irão descer a ladeira 29 de Julho finalizando o cortejo Afoxé Filhos de Iemanjá. 

 

Continuar lendo
Publicidade

Em alta