Logotipo

Cultuando

Diogo Alves é artista plástico e colunista da área de cultura.

Curso de preservação de Livros

08 de março de 2019

A ARCO inicia as atividades de 2019 com um Curso Inédito ministrado pela bibliotecária Ana Virginia Pinheiro, chefe da Divisão de Obras Raras da Fundação da Biblioteca Nacional (FBN).

"Preservação & Escolhas de Sofia"

Dias 8, 9 e 10 de abril de 2019 na Biblioteca Pública do Paraná em Curitiba-PR. As vagas são limitadas! Mais informações e inscrições através do e-mail arcoit@arcoit.com.br.  Não percam a oportunidade! A ARCO, a BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ e a ministrante ANA VIRGINIA PINHEIRO, esperamos por você!

Conservação Preventiva de Fotografias

O Homem tem produzido imagens desde o tempo das cavernas pintadas aos nossos dias. Com a invenção da Fotografia, permitiu-se a criação de imagens mais realistas e objetivas, e em frações de segundos. Usada como meio de expressão e comunicação pessoal e social de diversas naturezas, a Fotografia tem oscilado entre passatempo e profissão. Independentemente do contexto da sua produção, ela toca as nossas vidas nas suas variadas formas, promovendo emoções e sensações e registando momentos históricos e sociais únicos.

Pelo fato da sua natureza estar intrinsecamente ligada à noção de memória (colectiva ou singular), jaz em nós a responsabilidade de preservar os exemplares fotográficos da melhor forma possível, garantindo desse modo também preservação das memórias neles contidos. Além de serem uma imagem, as fotografias são um objeto palpável, que ocupa um lugar no espaço e que requer uma atenção específica, mediante a sua composição físico-química e as fragilidades que daí advêm.

Os participantes ficarão sabendo como implementar um programa de conservação de fotografias. Serão dados métodos e ferramentas adequados para esta implementação tanto a nível profissional como para coleções particulares.

Fotos

Compartilhe